Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Entrega de equipamentos incrementam pesca e Aquicultura em Cachoeira

As famílias filiadas à Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-52, do Povoado de Santiago do Iguape, localizado no município de Cachoeira, Território de Identidade Recôncavo, comemoraram, nesta terça-feira (04), a entrega de equipamentos para o desenvolvimento da pesca e aquicultura.

A ação, que beneficia diretamente 35 famílias, é realizada no âmbito do Bahia Produtiva, projeto executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e integra a os investimentos do edital de apoio à cadeia produtiva da Pesca e Aquicultura.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, destacou a importância da participação efetiva da comunidade para o sucesso do projeto, que conta também com a parceria  da Bahia Pesca, do poder público municipal e da entidade prestadora de assistência técnica e extensão rural (Ater), que realiza um trabalho diferenciado, atuando além do previsto em contrato: "São 14 projetos funcionando em Cachoeira e o desafio é dar continuidade às ações, que estão sendo realizadas, mas com empenho de cada um e organização, outras conquistas virão. Estamos estimulando a comercialização, por meio da reestruturação, ampliação e apoio a uma cooperativa que irá contribuir para o escoamento da produção".

Para Erivaldo dos Santos, presidente da Colônia de Pescadores Z-52, essas entregas são motivo de grande felicidade: "Estamos encontrando o caminho para o desenvolvimento da nossa pesca artesanal. Nós pescadores e marisqueiras iremos agregar valor e buscar comercialização direta, ou seja, deixar de estar vendendo o nosso pescado ou marisco a qualquer preço. Foi uma iniciativa muito boa do Governo do Estado, em buscar parceria junto ao Banco Mundial, trazendo recursos para o desenvolvimento da pesca artesanal aqui da Bahia. O Governo do Estado acreditou que nós, organizações sociais, colônias de pescadores, associações, sindicatos, somos capazes de lutar e ir em busca de nossa economia e sustentabilidade. Vamos mostrar para o Governo que o investimento feito não foi em vão”


Comunidades tradicionais

No município de Cachoeira outros grupos produtivos de agricultores e agricultoras familiares, e de comunidades tradicionais, estão recebendo investimentos do Governo do Estado. Pelo Bahia Produtiva o investimento total é da ordem de R$3 milhões. Foram selecionados, nos editais de apoio à Mandiocultura, Aquicultura e Pesca, três projetos, beneficiando cerca de 150 famílias. Pelo edital específico para comunidades quilombolas foram selecionados cinco projetos, que estão atendendo mais de 200 famílias.

Outra ação, que será executada via SDR/CAR, no município de Cachoeira, na comunidade quilombola Engenho da Ponte, é a construção de 35 casas, com investimentos de R$1.6 milhão. A iniciativa será realizada, via chamada pública, pela Cooperativa de Habitação Rural da Bahia (Coopehabitar), e conta com a parceria da Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi), com recursos oriundos da Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep).

Participaram do evento lideranças comunitárias, representantes da Bahia Pesca, da Câmara de Vereadores de Cachoeira, equipe técnica da CAR/Bahia Produtiva e da Humanas, organização responsável pela prestação de Ater, via contrato com a CAR/SDR/Bahia Produtiva, em Territórios de Identidade como o do Recôncavo e Metropolitano de Salvador.


FOTOS: Marta Medeiros

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑