Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Hemoba promove Sabadão Solidário para regularizar estoques de sangue


Neste sábado (8), a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) reúne grandes grupos parceiros para doar sangue e festejar a vida. Com muito forró, dança e comidas típicas, a iniciativa faz parte das estratégias de fortalecimento dos estoques de hemocomponentes durante o mês que é marcado pelas festas de São João, brincadeiras com fogos e realização de jogos oficiais da Copa América na capital baiana.

Os grupos JEDI (Star Wars), GAP (Grupo de Amor ao Próximo), Chicleteiro Sangue Bom, Escalada e voluntários pretendem encher de esperança as cadeiras de doação da unidade sede da Hemoba, localizada na Ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), em Brotas. O atendimento fica disponível das 7h30 às 18h30.

A unidade de coleta de Itaberaba também fará atendimento neste sábado (8), das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em Jequié, os interessados encontram as portas da Hemoba abertas das 7h30 às 12h. Já em Juazeiro, o acolhimento será das 7h30 às 11h30. No município de Alagoinhas, as doações o atendimento fica disponível das 8h às 12h.

A coordenadora da Captação de Doadores da Hemoba, Iara Matos, ressalta que “a responsabilidade da doação é de cada um de nós. De forma direta ou indireta, todos precisam que o serviço esteja funcionando a todo vapor. É recompensador ver o movimento consciente de tantos grupos. Assim, a nossa causa se multiplica e muitas vidas são salvas”.

Como doar

Doar sangue é um ato simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.

O voluntário deve apresentar portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

Fonte: Ascom/Hemoba

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑