Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 10 de junho de 2019

Performances instrumentais são apresentadas por residentes do Goethe-Institut

 Ao lado de músicos de Salvador, Patrick Giguère (Canadá) e Annika Kahrs (Alemanha) quebram zonas de conforto para promover imagens sonoras


Atuais residentes do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia, o compositor Patrick Giguère, do Canadá, e a cineasta e artista visual Annika Kahrs, da Alemanha, fazem uma mostra de seus trabalhos no dia 17 de junho (segunda-feira), às 20h, na Casa de Castro Alves, no bairro de Santo Antônio. As duas performances giram em torno da quebra de paradigmas na criação musical e desafiam a ação de músicos, ao vivo, gerando ambiências sonoras e visuais para fruição do público. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 12 anos.



Patrick, cuja residência em Salvador se dá como bolsista do Conseil des arts et des lettres du Quebéc (CALQ), abre a noite com “se abandonar”. No coração desse projeto, está a ideia de sair da zona de conforto para crescer, aprender e estabelecer novos relacionamentos: substituir a mente fechada por aventura e exploração. E se “se abandonar” pode significar fragilidade, é também o que dá a permeabilidade necessária para evoluir através do contato e realmente viver experiências novas. A ação reúne um coletivo de sanfoneiros, Gildo Arano, Daniel Neto, Kedson Silva, Pedro de Andrade Vieira e Teba Rocha, ao lado do próprio Giguère: todos, com seus históricos musicais diferentes, vão improvisar e contribuir no trabalho criativo. Assim, compartilham suas identidades para criar um resultado que é maior que suas partes individuais, se expandindo pelo ambiente.



Em seguida, Annika Kahrs promove a performance “Strings”, em que um quarteto de cordas com músicos de orquestra toca os primeiros compassos da obra op. 14, 4 em C-menor de Ludwig van Beethoven, escrita por volta de 1800. Dramática e penetrantemente, como está definido pela partitura, violino, viola e violoncelo contribuem para a formação de uma harmônica imagem sonora. A homogeneidade sintonizada chega ao fim após o primeiro andamento, quando cada músico troca de lugar e instrumento com a pessoa ao lado. Inicia-se assim uma tentativa de equilíbrio entre risco e catástrofe: um som salta da linha, surgem segundos de silêncio entre dissonâncias claras e agudas. Visivelmente instáveis, os participantes lutam com a partitura até que tenham completado todo o circuito de mudança de assento.



Sobre o Goethe-Institut Salvador-Bahia – Instituto cultural da República Federal da Alemanha, o Goethe-Institut, fundado em 1951, se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Atualmente, dispõe de uma rede de 159 unidades em 98 países de todos os continentes. A unidade do Goethe-Institut Salvador-Bahia foi criada em 1962 e, desde então, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados. É um espaço disposto ao exercício artístico-cultural, realizando ações próprias e oferecendo suporte a iniciativas de variadas espécies. Dispõe de teatro, foyer, galerias, biblioteca, ateliês, estúdios, salas de aulas, praças, pátio e café. Após mais de meio século de atividades contínuas na cidade, iniciou, em 2016, o Programa de Residência Artística Vila Sul, com a proposta de fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério Sul a partir do acolhimento de artistas e agentes culturais de diversas áreas, linguagens e origens. Mais de 60 residentes já experimentaram esta oportunidade.



Mostra de performances instrumentais

“se abandonar” – Patrick Giguère (Canadá)

“Strings” – Annika Kahrs (Alemanha)

Com participação de músicos de Salvador

Quando: 17 de junho de 2019 (segunda-feira), 20h

Onde: Casa de Castro Alves (Rua do Passo, 52 – Santo Antônio)

Quanto: Gratuito

Classificação indicativa: 12 anos

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑