Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Ambulatório da ABM em parceria com a Unifacs atende população através do Projeto Cristo é Vida

 Foram realizados em 2018 o total de 2.348 atendimentos



A população da Chapada do Rio Vermelho pode ser atendida no ambulatório instalado no bairro, em parceria da ABM com a Unifacs, através do projeto Cristo é Vida. Por meio dele, professores e alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Nutrição e Fisioterapia atendem semanalmente a população.

O ambulatório, que funciona em duas salas anexas à escola Cristo é Vida (mantida pela Fundação Dom Avelar) é equipado com aparelhos e móveis essenciais para os atendimentos oferecidos. Apesar da simplicidade, a qualidade e atenção no atendimento são umas das características do local, como afirma o Dr. Marcos Barros, responsável pelo atendimento médico no local. “Não temos luxo ou sofisticação, mas dignidade, carinho e solidariedade”.


De acordo com o Coordenador do Programa de Integração de Saúde a Comunidade da Unifacs, Tásio Lessa, foram realizados em 2018 o total de 2.348 atendimentos entre público externo e interno, o que demonstra como o ambulatório consegue assistir a uma grande demanda de atendimentos da comunidade.

O primeiro passo para o atendimento é o agendamento da consulta, feito por telefone ou presencialmente. Em seguida, o paciente é encaminhado para a equipe de enfermagem e, após a avaliação e detecção de algum problema crônico, ele é direcionado para as consultas com a equipe médica, de nutrição, fisioterapia ou psicologia. Caso o paciente seja portador ou tenha alto risco para o desenvolvimento de Diabete Melito, Hipertensão Arterial Sistêmica, Obesidade ou Doença Cardiovascular, é encaminhado para consulta com a equipe específica para atender a sua necessidade.

Apesar dos atendimentos realizados serem um apoio à comunidade, ainda há uma grande dificuldade no uso da rede municipal e estadual de saúde. Pelo fato do ambulatório não estar credenciado na rede de saúde, exames de maior complexidade ou encaminhamento a centros especializados para consultas ou matrícula em programas específicos não podem ser realizados pela unidade. Dessa forma o ambulatório conta como apoio da UNIFACS e da FABAMED.

O Ambulatório participa de eventos de Extensão Comunitária promovidos pela UNIFACS, como Feira de Saúde, Here For Good, Brechó Ecossolidario, Dia da Responsabilidade Social, entre outros, com educação em saúde da população em geral.



Veja abaixo os atendimentos oferecidos:

Medicina

Estratificação de risco dos idosos da comunidade. Detecção e controle da Hipertensão Arterial Sistêmica na população. Melhor conhecimento pela população dos fatores de risco para doença aterosclerótica, especialmente da Hipertensão Arterial sistêmica. Assistência médica em ambulatório de Clínica Médica e interação com ambulatório de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia. Assistência médica em detecção, modificação e intervenções em fatores de risco para doença aterosclerótica (doenças crônicas não transmissíveis) com ênfase em Diabetes e Hipertensão e suas complicações. Educação em Saúde para a comunidade local e na Biblioteca Pública do Estado da Bahia sobre temas relacionados às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DM, HAS, DAC, DLP), em prevenção e sinais de identificação precoce. Pesquisa Clínica e produção de conhecimento em área Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DM, HAS, DAC, DLP), em prevenção e sinais de identificação precoce

Fisioterapia

Prestar assistência fisioterapêutica por meio de ações educativas que visem à manutenção e promoção da saúde de grupos da terceira idade, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida desta população. Incentivar os idosos a manterem em sua rotina atividades físicas e sociais, através do trabalho em grupo. Estimular a saudável convivência entre os idosos. Promover o debate sobre temas relacionados à terceira idade e outros assuntos de interesse dos idosos, bem como campanhas sobre saúde, em parcerias com instituições governamentais e não governamentais.

Nutrição

Prestar assistência nutricional à população da comunidade da Chapada do Rio Vermelho e entorno. Realizar avaliação, diagnóstico e orientação nutricional em crianças e adultos; desenvolver campanhas educativas para a coletividade, utilizando os espaços disponíveis na comunidade, creche, escola, igrejas, associações.

Serviço Social

Realização de ações visando a melhoria na qualidade de vida das Idosas integrantes do Grupo através da integralidade nas intervenções de saúde; Desenvolvimento de ações socioeducativas e oficinas diversas a fim de promover empreendedorismo na terceira Idade; Oportuniza a ocupação do tempo livre do idoso com ações significativas;


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑