Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Colóquio e oficina iniciam pessoas na arte do bordado


Associadas à exposição “Bordar os Sonhos: O Ponto e A Linha no Bordado Contemporâneo”, atividades gratuitas acontecem na galeria RV Cultura e Arte


Já está aberta na galeria RV Cultura e Arte, no Rio Vermelho, a exposição “Bordar os Sonhos: O Ponto e A Linha no Bordado Contemporâneo”, que reúne cerca de 50 obras em bordado criadas por um coletivo de mulheres bordadeiras do bairro de Sussuarana. Na programação da mostra, inaugurada em 10 de julho e com visitação até 31 de agosto, a artista visual e psicóloga Flávia Bomfim, idealizadora do projeto, promove atividades em torno desta arte: o colóquio “Conversa Têxtil”, nesta sexta-feira, 12 de julho, às 18h30, e a “Oficina Guiada de Bordado”, nos dias 17 e 24 de julho (quartas-feiras), das 15h às 17h. O acesso a todos os eventos é gratuito.

O colóquio reúne, além de Flávia Bomfim, artistas convidados, como Marcelo Gandhi, Tininha Llanos e Vânia Medeiros. A proposição central é refletir sobre a arte do encontro: quem borda, principalmente quem borda junto com o outro, compreende a importância do tecimento e da criação de um fazer coletivo e integrado.

Já a “Oficina Guiada de Bordado” é voltada a qualquer pessoa acima de 17 anos, não sendo necessária experiência prévia, para aprender ou aprimorar técnicas de bordado. Será um percurso pelas obras expostas na galeria, apontando aspectos da linguagem têxtil e ensinando o repertório dos pontos mais usados aos participantes. Cada turma terá 15 vagas.

“Bordar os Sonhos” – Projeto de arte têxtil que nasce a partir de questionamentos sobre os critérios que definem e separam a arte e o artesanato, “Bordar os Sonhos” é um trabalho desenvolvido desde 2013. A colaboração artística, coordenada por Flávia Bomfim, é atualmente composta por Alexsandra Apolonio, Anália Conceição, Deise da Purificação, Jacimar Machado, Lindaura Melo, Maria Isabel Reis, Maria José Lima, Maria Josefa Santos, Maria Lusia do Espírito Santo, Maria Romilda Silva, Neuza Barbosa e Raimunda Rocha. Elas se encontram todas as terças-feiras no Centro Comunitário Cultural de Sussuarana, para criar imagens com a técnica do bordado livre, construindo suas memórias e histórias, refletindo seus lugares no mundo, empoderando umas às outras e afirmando-se enquanto artistas.

Nesta exposição, estão os resultados de um processo de expansão do fazer realizado ao longo de 2018. Foram convidadas três artistas – Lanussi Pasquali (BA), Vânia Medeiros (SP) e Valquíria Prates (SP) – para imersões criativas com as bordadeiras, com a premissa de produzir um trabalho têxtil a partir de suas próprias metodologias, ao longo de 40 dias cada uma. Temas, técnicas e referências diversos surgiram, e esta rica produção é que pode então agora ser conferida pelo público. Trata-se, assim, da criação de mulheres negras da periferia soteropolitana, que produzem novos significados para seus cotidianos e revelam suas potências criativas, enquanto indivíduos produtores de discursos e belezas.

Com produção da Multi Planejamento Cultural, “Bordar os Sonhos: O Ponto e A Linha no Bordado Contemporâneo” foi contemplado pelo Edital Setorial de Artes Visuais, tendo apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.



BORDAR OS SONHOS: O PONTO E A LINHA NO BORDADO CONTEMPORÂNEO

= Exposição coletiva

Visitação: 11 de julho a 31 de agosto, segunda a sexta, 10h às 18h; sábados, 10h às 14h

= Colóquio Conversa Têxtil | Com Flávia Bomfim e convidados

Quando: 12 de julho (sexta-feira), 18h30

= Oficina Guiada de Bordado | Ministrada por Flávia Bomfim

Quando: 17 e 24 de julho (quartas-feiras), 15h às 17h

15 vagas cada turma | Inscrições na hora e local

Onde: RV Cultura e Arte (Av. Cardeal da Silva, 158 – Rio Vermelho)

Quanto: Todas as atividades são gratuitas

Produção: Multi Planejamento Cultural

Apoio financeiro: Funceb/ FCBA/ Sefaz/ SecultBA/ Governo da Bahia

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑