Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Programa permite troca de recicláveis por descontos

 Um programa que incentiva hábitos de separação de resíduos recicláveis vem trazendo benefícios para Salvador. A iniciativa, que conta com parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), apoio da marca Viva Schin e startup SOLOS, tem como objetivo estimular o cidadão a praticar hábitos da coleta seletiva.

Através de um sistema de pontuação, o participante acumula pontos, de acordo ao volume e o tipo de resíduo entregue, e pode trocá-los por diversos benefícios, como gratuidade em cursos profissionalizantes e descontos em exames médicos. A medida facilita o acesso a serviços e produtos, promovendo também o desenvolvimento da economia local.

A ação faz parte do programa SO+MA Vantagens, que já é realizado nas cidades de São Paulo e Curitiba. “Essa é uma iniciativa que, além de proporcionar benefícios para a cidade de ordem ambiental e econômica, porque permite que o cidadão troque materiais recicláveis por bonificação como moeda de engajamento no comércio local, também tem cunho social, uma vez que cria novos hábitos e um ambiente empreendedor nas comunidades de baixa renda”, destaca o titular da Secis, André Fraga.

Sustentabilidade – Desde a implantação, o programa vem trazendo impactos positivos para o meio ambiente. O trabalho da Casa SO+MA, por exemplo, já evitou o desmatamento de mais de 120 árvores.

Além disso, já foram economizados algo em torno de de 31mil KWh de energia – suficiente para abastecer 3,6 mil residências por um dia – e de aproximadamente 122,7 mil litros de água, montante que daria para atender 600 casas. Cerca de 450 mil litros de água deixaram de ser contaminados e 69 mil kg de emissão de gases do efeito estufa já foram evitados.

“O programa tem se destacado como a iniciativa mais efetiva para destinação correta dos resíduos, tendo a participação de 800 famílias e recebimento de mais de 17 toneladas ao longo de quatro meses de operação em Periperi e dois meses em Paripe”, afirma Saville Alves, co-fundadora da SOLOS, startup responsável pela operação do programa.

Coleta – Os benefícios do SO+MA Vantagens podem ser requeridos na própria Casa SO+MA. As unidades estão localizadas na Praça da Revolução, em Periperi, e em frente à Praça João Martins, em Paripe, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Os materiais entregues pela população nessas unidades são coletados semanalmente pela Cooperativa dos Agentes Ecológicos do Paraguary (Cooperguary) e encaminhados para a sede da entidade. Não são aceitos baterias, lâmpadas, medicamentos, embalagens metalizadas, isopor e nem resíduo orgânico.


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑