Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Saiba o que é mentira ou verdade quando o assunto é saúde dos olhos

No mês de julho, celebra-se o Dia Mundial da Saúde Ocular, data que tem o intuito de alertar sobre a importância do cuidado com os olhos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), oito de cada dez casos de perda de visão poderiam ser evitados, se detectados precocemente. Como conhecimento é a melhor forma de prevenção, em tempos em que informações duvidosas são compartilhadas via aplicativos e o Dr. Google é consultado a todo momento, sem que se saiba se as informações são verídicas, o Grupo Opty preparou uma cartilha com mitos e verdades respondidos por médicos especialistas que, espalhados pelo Brasil, dedicam seu trabalho a alertar, prevenir e cuidar da saúde dos olhos de inúmeros pacientes.


         A oftalmologista Carla Celles Cordeiro Vita, do DayHORC (BA), por exemplo, responde se só pessoas idosas podem desenvolver catarata e se a cirurgia somente é recomendada quando há perda significativa da visão: “Mito! Existem, além da catarata senil (relacionada à idade avançada), as cataratas congênitas (presentes ao nascer) e também as desencadeadas por uso prolongado de medicamentos (como os corticoides) e pós-trauma (uma batida forte no olho, por exemplo). No caso da catarata congênita, a cirurgia é indicada baseada na idade e alteração do eixo visual – e o diagnóstico precoce é importantíssimo para um tratamento bem-sucedido. No caso da catarata senil, a cirurgia está indicada quando a opacidade do cristalino compromete a visão e a qualidade de vida. O paciente deve conversar com o oftalmologista, entender a situação e decidir sobre o melhor momento para a cirurgia. Não há necessidade de operar apenas porque a catarata existe, ou, por outro lado, esperar, se estiver causando impacto negativo significativo.”.


         Já a oftalmologista Tânia Ramos, do Instituto de Olhos Freitas (BA), responde, na cartilha, se hábitos de leitura, como ler muito pode causar “vista cansada” e se ler no escuro prejudica a visão e pode potencializar problemas já existentes. De acordo com ela, trata-se de mais um mito! “A leitura em ambientes mal iluminados pode provocar um cansaço temporário dos olhos. Isso porque, no escuro, as nossas pupilas dilatam para permitir a maior entrada de luz, reduzindo o poder de foco e podendo levar ao cansaço visual e à dor de cabeça. Mas isso não levará ao aparecimento ou aumento de grau.”.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑