Improviso, desinibição, aprender a lidar com a timidez, ser o personagem que deseja e se tornar uma pessoa mais segura, essas são algumas das características que o ser humano adquire após adentrar numa escola de teatro.
O sócio diretor da Escola de Atores Palco Teatro, Bruno Lopes, afirma que o objetivo da escola é formar uma nova geração de atores. "Não é só subir ao palco, o processo de teatro, a arte no Brasil é boa, mas as escolas precisam ser exigentes nos ensinamentos, senão não formam atores de verdade", ressalta.
Há pessoas que optam começarem as aulas em busca de um sonho, como por exemplo, seguir a carreira de ator. E existem aqueles que fazem simplesmente para aprender a se expressar melhor.
A estudante do curso profissional, Gabriela Martelli, comenta ter feito cursos de montagem, gostar da sensação de pisar no palco e que o motivo de se profissionalizar é por conta da família ser de artistas. De acordo com ela o sentimento antes da apresentação é de medo. "A gente ensaia, prepara tudo com muito carinho e trabalho. A esperança é que as pessoas saiam pensando em alguma coisa que a gente vai propor ou que elas pensem na própria vida. Meu sentimento é deixar que o público se satisfaça", expressa.
"O teatro ajuda em vários sentidos, é a forma como as crianças começam a ver o mundo de uma maneira diferente", revela a professora Beatriz Almeida.
A aluna da turma infantil, Rafaela Lima, confessa adorar as aulas. "A aula que mais gosto é a de mímica. E eu gosto de fazer teatro porque é minha vida. Eu vejo as pessoas na novela e acho um espetáculo", diz a criança.
A cada fim de semestre os alunos montam apresentações como resultado das aulas que tiveram durante os seis meses. Bruno Lopes destaca a importância das montagens. "A gente faz isso porque não tem maior incentivo para o aluno ou ator em formação do que subir no palco de verdade", enfatiza.
Segundo Beatriz Almeida a principal mensagem da peça O Mágico de Oz é reforçar a questão da infância, de todo mundo poder ser amigo, a importância de conhecer e lidar com as pessoas e permanecer com elas na vida.
Não importa a idade. Todos podem ser atores e atrizes em algum momento.
Texto: Nádia Rocha
Fotos: David Vicente
0 comentários :
Postar um comentário