Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Fundação Pierre Verger lança "Lendas Africanas dos Orixás" na Galeria Solar Ferrão


Enéas  Guerra, Solange Bernabó, Vovó Cici e Gilberto Sá falam sobre publicação e amizade dos artistas - Foto: Divulgação

Em  meio as obras originais de Carybé, que ilustram o livro "Lendas Africanas dos Orixás", de Pierre Verger, o público encheu a Galeria Solar do Ferrão para conferir o lançamento da segunda edição da publicação nesta quinta-feira, 8 de agosto. O presidente da  Fundação Pierre Verger, Gilberto Sá, a filha de Carybé, Solange Bernabó, o designer do livro, Enéas Guerra e a contadora de histórias, Vovó Cici dividiram com os presentes detalhes sobre a produção das duas edições do livro e da amizade entre os dois artistas.

 "Eles descobriram juntos a Bahia que muitos conhecem hoje. E registraram o espírito da Bahia com amor pelas coisas daqui e pela religião do Candomblé", destacou o presidente da Fundação Pierre Verger, que se orgulha por manter viva e moderna a instituição fundada por Pierre Verger, em 1988. Junto à segunda edição do clássico, o público também pode conferir o aplicativo "Lendas dos Orixás". Através da plataforma, é possível ouvir as histórias da mitologia iorubá narradas por Vovó Cici.

A publicação é resultado da segunda fase de Verger, onde revela seu conhecimento além das fotografias e reflete o interesse dos artistas pela cultura popular baiana. "Engraçado a gente estar aqui hoje catalogando tudo que eles registraram, mas eram coisas que eles fizeram por prazer e com muitas coisas em comum", comenta Solange. A exposição "Lendas Africanas dos Orixas" fica aberta
 até o dia 28 de agosto na Galeria Solar Ferrão e a nova edição pode ser adquirida na Fundação Pierre Verger Galeria, no site da instituição e nas demais livrarias.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑