Uma missão da Corporação Andina de Fomento (CAF) concluiu hoje (16) agenda na Casa Civil da Prefeitura para acompanhar o avanço do Programa de Requalificação Urbanística de Salvador (Proquali). Os técnicos também visitaram as áreas em obras, na Colina do Bonfim, no Caminho da Fé (Avenida Dendezeiros) e em São Cristóvão.
O Proquali foi viabilizado por financiamento da CAF, contratado em dezembro do ano passado. Segundo Luiz Carreira, secretário da Casa Civil da Prefeitura, o programa caminha em ritmo acelerado. “As ações iniciadas ou em fase de licitação e contratação já alcançam o montante de R$110 milhões, o que corresponde a 40% do total do programa, em apenas oito meses de execução”, afirma.
Dentre as obras financiadas pelo programa estão a requalificação do trecho da orla entre Amaralina e Pituba (Jardim dos Namorados), em fase final de licitação das obras, com previsão de inauguração para agosto de 2020. Incluída também no programa, a requalificação urbanística do Bonfim tem conclusão prevista para o próximo mês.
Em paralelo, está em andamento a requalificação da Avenida Dendezeiros o projeto Caminho da Fé, de integração do Santuário da Santa Dulce dos Pobres e a Basílica do Senhor do Bonfim, com ações de urbanização e macrodrenagem da Avenida Dendezeiros e na área do Bonfim. As obras estão na fase inicial, com inauguração prevista para setembro de 2020.
Outras ações do Proquali.
Saneamento - Em fase final de licitação, com previsão de conclusão para novembro de 2020, o Plano Municipal de Saneamento Básico visa subsidiar a Prefeitura de Salvador na implementação e operação de ações de melhorias dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais, bem como a elaboração da minuta de lei específica para implementação da Política Municipal de Saneamento Básico.
Casa da Música - Também com recursos do programa, a implantação da Casa da Música Brasileira de Salvador combina elementos históricos e contemporâneos e irá operar como um centro de informação, capacitação, produção, criação, preservação e difusão da música baiana e brasileira. Terá a sua primeira etapa realizada a partir das obras de restauro do Casarão de Azulejos, localizado na Praça Cairu, atualmente em fase final de licitação.
Jardim Botânico - A requalificação do Jardim Botânico, com recursos do Proquali, vai revitalizar o equipamento para resgatar o caráter público e científico do espaço e promover a educação ambiental. Tem previsão de conclusão das obras e implantação do parque etnobotânico para julho de 2020. Estão incluídas a construção de herbário, viveiro, adequação do centro de pesquisa, administração, equipamentos de apoio à visitação, exposições e biblioteca. O projeto vai requalificar o espaço e as edificações existentes, valorizando a flora local em sua relação com as religiões de matrizes africanas.
0 comentários :
Postar um comentário