A leitura é uma necessidade para todo e qualquer ser humano, independente da idade ela deixa o conhecimento mais amplo e diversificado. É mantendo contato com livros, revistas e jornais que a população obtém mais informações e se torna mais crítica.
A professora, Eliana Ribeiro, diz que um dos prejuízos da falta de leitura está em o indivíduo passar a ser refém do olhar e do posicionamento de quem lê. Ela ainda ressalta a importância do ato de ler. "A leitura é de importância fundamental para a mobilização e ampliação da participação de saberes, como de produção de poderes", comenta.
Seja por prazer ou para estudar a leitura enriquece o vocabulário e também contribui para o aperfeiçoamento da escrita.
A estudante de Serviço Social, Andreia Pereira, conta que costuma ler um pouco de cada assunto e que o interesse pela leitura surgiu no quinto ano quando as escolas faziam competições de leitores. "Li três livros em mês e em uma dessas competições ganhei um kit com cinco livros. O que fez realmente a chama ardente se ascender pela leitura foi a versão para criança de Os Miseráveis, pesquisei sobre o autor e me apaixonei por ele também", revela.
No campo de sala de aula o docente pode ser forte aliado para o estímulo a leitura.
Para Eliana o professor pode incentivar a leitura de seus alunos sendo um leitor crítico e apresentando suas leituras aos iniciantes a partir do interesse desses pelos temas que o docente domina. "A leitura de literatura abre um vasto e rico campo de temas a serem explorados", encerra.
Texto e fotos: Nádia Rocha
0 comentários :
Postar um comentário