Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Semana Latino-Americana do Clima em Salvador de 19 a 23 de agosto de 2019

Na próxima segunda-feira (19/8), a cidade de Salvador sediará a Semana Latino-Americana e Caribenha do Clima (LACCW, sigla em inglês), que faz parte do calendário oficial 2019 de eventos das Nações Unidas sobre mudança do clima. Esse encontro tem como objetivo de reunir governos nacionais e outros atores da sociedade civil para discutir a agenda de clima, pensando no seu fortalecimento e em possibilidade de aceleração da ação climática em nível regional. 

Para ajudar a imprensa no trabalho de acompanhamento e registro do evento em Salvador, o Instituto Clima e Sociedade (iCS) montou um briefing informativo com dados gerais sobre a Semana do Clima e o panorama preliminar da agenda de trabalho no decorrer dos dias.


A cidade de Salvador sediará a Latin America and Caribbean Climate Week (LACCW) 2019, de 19 a 23 de agosto. A semana faz parte da série de Semanas Regionais do Clima, que ocorrem em todo o mundo com o objetivo de reunir governos nacionais e outros atores da sociedade para discutir a agenda de clima, pensando no seu fortalecimento e em possibilidades de aceleração da ação climática em nível regional. 

Quem organiza? A organização do evento é feita pelo secretariado da UNFCCC (Convenção da ONU para Mudança do Clima), Parceria de Marrakesh para Ação Climática Global, PNUD, PNUMA, Parceria UNEP DTU, Banco Mundial, BID, LEDS, Olade, CAF e IETA. No Brasil, o ponto focal é o Ministério do Meio Ambiente representando o Governo Federal do Brasil, com o apoio operacional da cidade de Salvador. A partir de um processo público de submissão de propostas, organizações da sociedade civil, do setor empresarial e da academia puderam propor atividades a serem realizadas nos chamados eventos paralelos (Side Events), no Polo de Ação (Action Hub) ou Espaço do Conhecimento (Knowledge Corner). A programação desses espaços poderá ser conhecida em breve neste link. 

O que vai acontecer? A agenda da semana do clima terá alguns eventos abertos ao público e outros fechados para convidados. Para além de promover uma troca de experiências sobre ação climática em nível regional, o evento busca gerar insumos para a preparação da Cúpula de Ação Climática liderada por António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas, que ocorrerá em setembro, em Nova York. Será produzido um documento base para a Cúpula de Nova York, a partir dos diálogos temáticos que se iniciam na quarta-feira, 21 de agosto. 

O sumário com as principais mensagens será entregue na sexta-feira, 23 de agosto, ao embaixador Luis Alfonso de Alba, Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para a Cúpula de Ação Climática de 2019. A Semana do Clima não está diretamente vinculada à agenda das COPs (Conferências das Partes) e não terá espaços de negociação internacional no contexto da Convenção da ONU para Mudança do Clima (UNFCCC) ou do Acordo de Paris. Em caso de dúvidas e sugestões para atualização deste documento, entre em contato com Alice Amorim (alice@climaesociedade.org) e Cíntya Feitosa (cintya@climaesociedade.org) Panorama da Agenda (Clique aqui para ter acesso à versão preliminar) Segunda e Terça-feira, 19 e 20 de agosto: Os dois primeiros dias terão dois blocos de eventos, além dos aproximadamente 20 eventos paralelos de curta duração, durante o horário de almoço. 

Cada evento é liderado por um grupo de organizações diferentes e grande parte deles é restrita à participação de representantes de organizações convidadas. Informações sobre atividades abertas e fechadas e detalhes dos eventos abertos podem ser acessados aqui. Os eventos abertos ao público (vide abaixo), por limitação dos espaços onde ocorrerão, exigirão inscrição específica. Os(as) interessados(as) em participar devem entrar em contato com as organizações responsáveis pela agenda (vide abaixo). Informações sobre eventos que exigem convite (incluindo workshops) serão enviadas pela UNFCCC aos registrados para a LACCW e será necessária inscrição específica. Salvador Climate Change (clique para ver a agenda completa) 

O evento conduzido pela Prefeitura de Salvador nos dias 19 e 20 marcará o lançamento do Painel do Clima de Salvador, uma rede de produção e disseminação de conhecimento técnico-científico inspirada no IPCC. O Painel está estruturado em dez câmaras temáticas: Mobilidade; Resíduos; Energias Renováveis e Eficiência Energética; Zona Costeira; Gestão da Água; Áreas verdes; Eventos climáticos Artigo 6 (precificação de carbono e mercados em âmbito internacional) Saiba mais (IETA e CEBDS) Comunicação em mídias sociais e mudança do clima Saiba mais (Rede Brasil do Pacto Global, Instituto Ethos e Twitter) Salvador Climate Change (Prefeitura de Salvador) 

Mais informações abaixo Precificação de carbono, mercados e desenvolvimento sustentável (IETA) Interação entre governo e empresas para economia carbono-zero Saiba mais (Pacto Global das Nações Unidas e Rede Brasil do Pacto Global) Transição para economia de baixo carbono Saiba mais (UNFCCC) Metas de redução de emissões baseadas em evidências Workshops: Capacity-building Knowledge to Action Day (saiba mais) Transparência e oportunidades sul-sul Estratégias de longo prazo Mobilidade urbana e futuro das NDCs (saiba mais) Em caso de dúvidas e sugestões para atualização deste documento, entre em contato com Alice Amorim (alice@climaesociedade.org) e Cíntya Feitosa (cintya@climaesociedade.org) extremos (seca, inundação e deslizamento); Saúde; Impacto Econômico e Inclusão Social; e Resiliência Urbana. 

O primeiro dia do seminário se dedicará à apresentação do painel e a discussões temáticas sobre impactos da mudança do clima para o Brasil, além de lançamento de estudo do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Na terça-feira, o dia será dedicado ao tema de financiamento para ação climática, também com mesa redonda conduzida pela GIZ. NDC Dialogues Eventos fechados, com participação de formuladores de políticas públicas (nacionais, subnacionais e locais), com foco em discussão sobre mecanismos e colaboração para implementação da NDC. 

Outros eventos Diálogos Futuro Sustentável: Encontro Internacional sobe Clima e Emprego 14h30 às 17h25 – Salvador Hall (espaço oficial da Climate Week), Zona 2, SDG 7 Clique para ver o programa do evento e para se inscrever Fórum Brasileiro de Mudança do Clima: Encontro do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima. Para mais informações, escreva para: forumbrasilclima@gmail.com 

Encontro temático - Saneamento, resíduos e mudanças climáticas 16h - sala REDIR, 1º andar da sede da FIEB, Rua Edistio Pondé, 342, Stiep, Salvador, Bahia Inscreva-se ICLEI: 14h30-17h45 LEDS Lab Workshop - Fechado para convidados Público-alvo: representantes das cidades participantes do Projeto Urban-LEDS II, Secretários do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), Bancos de Desenvolvimento Em caso de dúvidas e sugestões para atualização deste documento, entre em contato com Alice Amorim (alice@climaesociedade.org) e Cíntya Feitosa (cintya@climaesociedade.org) Quarta-feira, 21 de agosto: 

A partir do terceiro dia os eventos são abertos ao público. A plenária de abertura na quarta-feira, às 9h, será conduzida pelo prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, com a presença do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (a confirmar). Essa segunda “etapa” da Semana terá uma série de discussões sobre a implementação das NDC (Contribuições Nacionalmente Determinadas, parte do compromisso dos países para o Acordo do Clima de Paris) e diversos temas relacionados à agenda climática. 

Os resultados desses debates serão compilados e entregues ao representante do Secretário-Geral da ONU presente em Salvador, Embaixador Luis Alfonso de Alba, como insumo para a Cúpula de setembro (saiba mais). Outros eventos 14h-16h: Assembleia do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27) Fechado para Convidados Quinta-feira, 22 de agosto: Esse dia será dedicado a diálogos de alto nível e concentrará a participação política e de lideranças empresariais e da sociedade civil. Na primeira parte do dia, a sessão plenária abrigará diálogos ministeriais (mais informações em breve) e agenda proposta pelo governo brasileiro (saiba mais). Em seguida, ainda pela manhã, haverá plenária sobre ambição das NDC. 

No período da tarde, as discussões se darão em torno de estratégias de longo prazo, precificação de carbono e financiamento para ação climática. Sexta-feira, 23 de agosto: No último dia, serão organizados diálogos temáticos sobre financiamento para adaptação à mudança do clima, energia, agricultura e cadeia de alimentos, transparência, além de eventos e ações organizadas pela sociedade civil e jovens (veja aqui). Ao final, será feito um sumário das mensagens do evento para encaminhamento à UN Climate Summit. Energia IRENA, ICC, LEDS GP, Global ABC, CEBDS Saiba mais Transporte SLOCAT, LEDS LAC, C40, UNEP, GIZ, Euroclima Programa ainda não disponível Indústria ICC, IETA, UNEP-DTU, CNI, FIEB Saiba mais Cidades UNEP, GCOM, Regions4, CAF, SLOCAT, WMO, WWF, GLOBAL ABC 

Saiba mais Agricultura e Soluções Baseadas na Natureza UNEP, WWF International, Nature Conservation, FAO, WRI, CONEXSUS Saiba mais Oceanos FOA, BID, C2G Saiba mais Em caso de dúvidas e sugestões para atualização deste documento, entre em contato com Alice Amorim (alice@climaesociedade.org) e Cíntya Feitosa (cintya@climaesociedade.org) Plenária com participação do Embaixador Luis Alfonso de Alba, Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para a Cúpula de Ação Climática de 2019. Outros eventos 10h-12h25 - Sessão de Prefeitos da América Latina (Latin American Mayors Session) fechado para convidados 

Descrição: Prefeitos da Região relatarão seus esforços e diálogos em seus contextos nacionais para aumento da ambição das NDCs, e apresentarão lacunas e demandas para ampliação do engajamento de municípios na agenda, para avanço da implementação de ações locais. Organização: Prefeitura de Salvador Painel Fé no Clima – Comunidades Religiosas e Mudanças Climáticas Diálogo inter-religioso sobre mudança do clima na tarde de sexta-feira, no Espaço Cultural Vovó Conceição - Terreiro da Casa Branca Para mais informações, escreva para moema@iser.org.br Como participar? Para entrar no Salvador Hall, onde será a Semana do Clima, é necessário se registrar até 18 de agosto para participar do evento, aberto a qualquer interessado: https://reg.unog.ch/event/29406/ O credenciamento de imprensa deve ser feito a partir de contato com press@unfccc.int e MCastanoCano@unfccc.int Prazo para propostas de side events e outras atividades no espaço oficial do evento já encerrado (veja agenda abaixo). 

As atividades do Action Hub (apresentações rápidas e informais sobre ações e soluções inovadoras) ocorrerão ao longo de todo o evento e terão também transmissão online pelos canais da UNFCCC (veja agenda abaixo). O Knowledge Corner reunirá eventos de organizações da sociedade civil em espaço compartilhado para apresentação de casos e projetos (veja agenda abaixo). Para informações sobre outras formas de participação comercial e patrocínio, entrar em contato com Lisa Spafford (IETA): spafford@ieta.org. Informações logísticas: https://www.regionalclimateweeks.org/logistics-lac Em caso de dúvidas e sugestões para atualização deste documento, entre em contato com Alice Amorim (alice@climaesociedade.org) e Cíntya Feitosa (cintya@climaesociedade.org) 

SEMANA LATINO-AMERICANA DO CLIMA Eventos paralelos Segunda-feira, 19 de agosto Side events (veja detalhes sobre as sessões) Horário Sala Evento Organização 12h30- 13h25 SDG 9 Linking Paris And Kigali - Accelerating the Transition to Green Cooling Perspectives 12h30- 13h25 SDG 6 Nature at The Heart of The Climate and Sustainable Development Agenda WWF 12h30- 13h25 SDG 11 Nature-based Solutions to Climate Change Mitigation and Adaptation in the Tropics - Public and Private Investment Opportunities WRI 13h30- 14h25 SDG 9 Climate Auctions for Nitrous Oxide Abatement World Bank 13h30- 14h25 SDG 11 Reversing Climate Change While Saving Food - The Role of Food Waste Reduction in Tackling Climate Change FAO, UNEP 13h30- 14h25 SDG 6 Science-based Greenhouse Gas Emission Estimates in Support of National and Sub-National Climate Change Mitigation World Meteorological Organization 

Em caso de dúvidas e sugestões para atualização deste documento, entre em contato com Alice Amorim (alice@climaesociedade.org) e Cíntya Feitosa (cintya@climaesociedade.org) Segunda-feira, 19 de agosto - Action Hub Horário Tema Organização 12h30 - 12h45 Governance and Water Security: Analysis of The Profile of Representatives of River Basin Organizations in Brazil UFMG 12h50 - 13h05 Emissions Trading System Simulation in Brazil: Testing environment to promote private sector capacity building and engagement FGVces 13h10 - 13h25 L-System Solar Tree LCAD/UFBA 13h30 - 13h45 Resource Efficiency for NDCs Asociación Sustentar + LEDS LAC 13h50 - 14h05 Mainstreaming Regenerative Agriculture - The 

MAIS Program Adapta Group 14h10 - 14h25 Caatinga Sustainable Program Associação Humana Povo para Povo Brasil Knowledge Corner 8h30-13h: Instituto BIOMAS 13h30-18h30: PEACE (Paz Educação Ambiental e Consciência Ecológica) Em caso de dúvidas e sugestões para atualização deste documento, entre em contato com Alice Amorim (alice@climaesociedade.org) e Cíntya Feitosa (cintya@climaesociedade.org) Terça-feira, 20 de agosto Side events (veja detalhes sobre as sessões) Horário Sala Evento Organização 12h30- 13h25 SDG 7 National Strategy to Reach Colombia’s NDC Goals Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia 12h30- 13h25 SDG 6 Brazilian Business Calls for Climate Action CEBDS 12h30- 13h25 SDG 9 Best practices and lessons learned from financing adaptation projects in Latin America and the Caribbean Fundación Futuro Latinoamericano (FFLA) 13h30- 14h25 SDG 9 Market-Based Approaches to Take Action and to Raise Ambition in LAC Allcot 13h30- 14h25 SDG 7 Ready for the BTR? Implications of The Katowice Rulebook for Latin American Countries GIZ, Partnership on Transparency in the Paris Agreement (PATPA/GIZ), PoMuC - GIZ, LEDs GP e UNDP 13h30- 14h25 SDG 6 Commitment to Climate – Engaging the Private Sector for Low Carbon Finance in Brazil Itaú Unibanco 

Em caso de dúvidas e sugestões para atualização deste documento, entre em contato com Alice Amorim (alice@climaesociedade.org) e Cíntya Feitosa (cintya@climaesociedade.org) Terça-feira, 20 de agosto - Action Hub Horário Tema Organização 12h30 - 12h45 Its´s Now: Join the global campaign to show concrete climate action at COP25 Fundación Avina, Engajamundo 12h50 - 13h05 1ª Camisa Polo do Mundo Carbono Zero Polo Salvador 13h10 - 13h25 Governing Climate Emerging Technologies Carnegie Council for Ethics in international affairs 13h30 - 13h45 Prioritizing and Planning Adaptation Work in Colombia & Peru IISD 13h50 - 14h05 Socio-economic Benefits of the Energy Transition International Renewable Energy Agency (IRENA) 14h10 - 14h25 RESURBE: International Program on Urban & Regional Resilience - Cooperation for systemic transition of cities UNESCO Chair on Sustainability - UFBA Knowledge Corner 8h30-13h: Instituto Igarapé 13h30-18h30: Engajamundo Diálogos Futuro Sustentável: Encontro Internacional sobe Clima e Emprego 14h30 às 17h25 – Salvador Hall (espaço oficial da Climate Week), Zona 2, SDG 7 Clique para ver o programa do evento e para se inscrever Em caso de dúvidas e sugestões para atualização deste documento, entre em contato com Alice Amorim (alice@climaesociedade.org) e Cíntya Feitosa (cintya@climaesociedade.org) Quarta-feira, 21 de agosto Academia and Youth track (saiba mais) Side events (veja detalhes sobre as sessões) Horário Sala Evento Organização 12h30- 13h25 SDG 5 Regional Approach for Transparency for the Caribbean UNEP; UNFCCC (RCC St George's) - CCMRVH 12h30- 13h25 SDG 9 Progress and Ways Forward for Gender-Responsive National Climate Action in the Latin American and the Caribbean Region UNDP 11h30- 12h25 SDG 7 Side event – Health and Climate UNFCCCRCC/PAHO/WHO 12h30- 14h SDG 2 Piloting Article 6 carbon market cooperation Federal Ministry for the Environment, Nature Conversation and Nuclear Safety (Alemanha) 13h30- 14h25 SDG 7 Evento – Centro Brasil Clima CBC Quarta-feira, 21 de agosto - Action Hub Horário Tema Organização 12h30 - 12h45 Mangrove Forests: Prototype of SbN to Atenue Risks, Variability and Climate Change National University of Tumbes 12h50 - 13h05 Arboretum Program Programa Arboretum 13h10 - 13h25 WIPO GREEN LAC Accelerator Project in Climate Smart Agriculture WIPO (World Intellectual Property Organization) Em caso de dúvidas e sugestões para atualização deste documento, entre em contato com Alice Amorim (alice@climaesociedade.org) e Cíntya Feitosa (cintya@climaesociedade.org) Quinta-feira, 22 de agosto Side events (mais informações em breve) Action Hub Horário Tema Organização 12h30 - 12h45 Innovation, Local Action and Nature Based Solutions: Sustainable settlements as key actors for change and adaptation Fundação Terra Mirim - Centro de Luz/ Terra Mirim Foundation - Center of Light 12h50 - 13h05 Pathways to Conservation of the Cerrado on the Last Great Brazilian Agricultural Frontier, MATOPIBA UFRJ 13h10 - 13h25 Affirming Amazon Region importance for sustainable productive agenda: the case of the "standing forest open call" Sustainable Amazonas Foundation - FAS 13h30 - 13h45 Resource Efficiency for NDCs Asociación Sustentar, LEDS LAC 13h50 - 14h05 Latin America on the Move: the Observatory on Human Mobility, Climate Change and Disasters (MOVELAM) RESAMA 14h10 - 14h25 Climate Smart Farms Cerrado: Combining intensified agriculture and carbon finance in Tocantins, Brazil WBCSD Knowledge Corner 8h30-13h - Amazonas Sustainable Foundation (FAS) / UN Sustainable Development Solutions Network in Amazonia (SDSN Amazonia) 13h30-18h30 - Climate Policy Initiative/Idec Em caso de dúvidas e sugestões para atualização deste documento, entre em contato com Alice Amorim (alice@climaesociedade.org) e Cíntya Feitosa (cintya@climaesociedade.org) Sexta-feira, 23 de agosto Diálogos temáticos (clique aqui para mais informações) Horário Sala Evento Organização 9h30- 10h25 SDG 5 Accelerating climate action on the ground: strategies to mobilize non-Party stakeholders Fundación Avina 10h30- 11h25 SDG 5 Building a Latin American Clean Air Coalition Breathe Air Coalition 11h30- 12h25 SDG 5 How to improve visibility and address climateinduced migration in Latin America? RESAMA Civil Society Track (clique aqui para mais informações) Horário Tema Organização 10h30 - 11h25 Activating Networks 4 Climate: Boosting the role of NSA from LAC towards climate ambition Climate Action Network 11h30 – 12h30 Low Emissions Development Platform "Field to Table Low Emissions Livestock": A shared solution for the climate agenda in the Amazon The Nature Conservancy Side event: Human Mobility in The Latin America in the Climate Change Agenda (mais informações) Organização: International Organization for Migration (IOM) – Sala SDG 2 Knowledge Corner 8h30-13h - Brahma Kumaris World Spiritual Un

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑