Está aberta à visitação, a partir desta terça-feira (20), no piso L3, no Shopping Center Lapa, a exposição ‘Um Mundo sem Trabalho Infantil’. A mostra traz peças e placas informativas que denunciam e promovem reflexões sobre o trabalho infantil (doméstico, nas ruas e no campo). A exposição tem acesso gratuito e faz parte do Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho.
As peças explicam o que é o trabalho infantil sobre a Convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e alerta também sobre as piores formas de trabalho infantil, envolvendo atividades ilícitas, escravidão e o trabalho insalubre.
O período da exposição coincide com a Semana Nacional de Aprendizagem, iniciativa que busca conscientizar empresas sobre importância da contratação de jovens. “Apesar da obrigatoriedade, muitas empresas deixam de cumprir a cota exigida e são alvos de autuações pela auditoria do ministério”, ressalta o secretário de Inspeção do Trabalho, Cláudio Secchin.
A mostra Um Mundo sem Trabalho Infantil segue até 24 de agosto e pode ser visitada no horário de funcionamento do Center Lapa, no piso L3, no corredor da Riachuelo.
O trabalho infantil atinge 160 milhões no mundo
No mundo, cerca de 160 milhões de crianças e adolescentes se encontram em situação de trabalho irregular, de acordo com a Unicef. No Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PnadC), 2,4 milhões de crianças e adolescentes de cinco a 17 anos se encontravam em situação de trabalho infantil em 2016, ou seja, 6% da população nesta faixa etária. Neste contingente, 1,7 milhão exerciam também afazeres domésticos de forma concomitante ao trabalho.
A Bahia fica em terceiro lugar na exploração ilegal desta mão de obra no país, com 252 mil prejudicados, atrás de São Paulo (314 mil) e Minas Gerais (298 mil). Considerando a dimensão do problema, o programa da Justiça do Trabalho tem uma mensagem clara que incentiva a reflexão e a denúncia pelo Disque 100.
SERVIÇO
O que: Exposição Um Mundo sem Trabalho Infantil
Quando: até 24 de agosto
Onde: Shopping Center Lapa, piso L3, no corredor da Riachuelo
GRÁTIS
0 comentários :
Postar um comentário