Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 21 de setembro de 2019

21 de setembro é Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Atualmente, a Lei de Cotas de PCD determina a obrigatoriedade de contratação de pessoas com deficiência para qualquer empresa com 100 ou mais empregados. Na Cencosud Brasil, quarta maior supermercadista do país e detentora das bandeiras GBarbosa, Perini, Mercantil Rodrigues, Bretas e Prezunic, apenas em 2019 foram contratados mais de 120 profissionais com esse perfil. Ao todo, o grupo emprega 1.100 pessoas que possuem algum tipo de deficiência. 

A iniciativa é uma oportunidade de ter em seus quadros, colaboradores comprometidos e que valorizem o trabalho. “Todos são bem-vindos, independentemente da deficiência que possuem. O RH é especializado em selecionar cada um para a vaga correta de acordo com a habilidade, basta que o candidato tenha os requisitos necessários para o cargo”, destaca Fábio Oliveira, gerente de Responsabilidade Social da Cencosud Brasil. 

O grupo se destaca pela adoção de uma política de diversidade e inclusão que incentiva a contratação e o respeito aos diferentes perfis de colaboradores, em relação à idade, gênero, etnia, orientação sexual, nacionalidade e também a pessoas com deficiência (PCD).  Inclusive, para facilitar o contato com clientes e colaboradores surdos, a Cencosud Brasil disponibilizou o curso e-learning sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras). 

O departamento de Recursos Humanos da Cencosud conta com o apoio de instituições parceiras para realizar entrevistas na língua de sinais, visando à melhor experiência dos candidatos durante os processos seletivos. E um exemplo de perseverança e conquista é de Fernanda Vitória, 31 anos, empacotadora na loja do GBarbosa Costa Azul desde 2014. Com deficiência auditiva identificada aos 5 anos, ela já trabalhou como autônoma em lojas de rua e teve na rede supermercadista o seu primeiro emprego com carteira assinada. 

Outro exemplo é da deficiente visual Jacilda Costa, 36 anos, que trabalha no Mercantil Rodrigues desde 2013. Aos 2 anos de idade ela sofreu um acidente e teve o olho esquerdo perfurado. “Enxergo de um olho só. Lido com a deficiência desde pequena, me acostumei e nunca foi um obstáculo”, conta. Ela diz que a lei de PCD foi muito importante para assegurar o ingresso no mercado de trabalho e revela que, mesmo com a deficiência, é possível aproveitar as oportunidades. “Participei de seleções internas, fui assistente de Recursos Humanos, hoje estou como analista de RH e pretendo continuar me aperfeiçoando”, afirma Jacilda.



O 21 de setembro 

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, oficializado em 2005 pela Lei Nº 11.133, é comemorado desde o ano de 1982. A pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Sendo assim, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência surgiu como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑