Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Abraçaço celebra os 63 anos da Escola de Dança da Ufba

Ato aberto ao público acontecerá na segunda-feira, dia 16, como parte de uma programação comemorativa e de resistência artística


A comunidade da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), celebra o aniversário da instituição, na próxima segunda-feira, dia 16 de setembro, com CelebraDança Abraçaço 63 anos, programação comemorativa e atos de resistência artística, em três momentos distintos. Na abertura, às 10h, acontecerá Reunião da Congregação Ampliada, com a presença do Reitor João Carlos Salles, na Escola, que tem direção da professora doutora Carmen Paternostro e vice-direção de Antrifo Sanches. 

À tarde, às 16h, o público está convidado a participar do Abraçaço - Encontro com o outro, no gramado em frente ao Teatro Experimental. O momento contará com Ato Performativo do encontro com o outro, com Marta Bezerra, seguido por Ato de Lamparinas e Folhas - Solo Ossain em Trânsito, de Marilza Oliveira. Depois será mostrado Sorriso Negro, canto com Lindete Souza e acompanhamento ao vivo. O momento será fechado por Abraçaço do ImproLab e CorpoLumen, com Dani Guimarães, Gilberto Santiago, Wilton Batata e Lucas Vieira. 

As atividades serão mediadas por professores, técnicos e estudantes, trazendo a dança para conduzir o rito de celebração, criando maiores vínculos entre as pessoas e os ambientes da Escola. Após a abertura, acontecerá o primeiro momento da programação, com Silêncio e Gratidão - Encontro com a natureza e consigo mesmo. 

Às 14h30, será realizada incensação dos espaços internos da Escola e, às 15h30, Reverência às árvores protetoras do entorno da Escola. Após o Abraçaço, já à noite, acontece o terceiro momento, Folia CelebraDança, no Foyer da Escola de Dança. Às 19h30, Folia e Charanga reúne atos performativos livres. Às 20h30 a programação será encerrada com Coquetel do Aniversário, com abará e guaraná. 

Histórico – “Na década de 50, na Bahia, a criação das Escolas de Arte (Música, Dança, Teatro) da Universidade Federal da Bahia, pareceu ser um projeto utópico para muitos baianos. Ao investir na formação profissional e produção de arte e cultura, a UFBA criou na Bahia um terreno estimulante de grande efervescência cultural, como que antevendo profundas transformações que ocorreriam na arte e na cultura brasileira na década seguinte”, escreveu a professora doutora Dulce Aquino. 

“A fundação destas escolas foi parte de um projeto visionário do primeiro Reitor da Universidade Federal da Bahia, Professor Edgard Santos. Pioneira neste intento, a UFBA destacou-se nacionalmente por tal iniciativa inédita, delineando seu perfil de interesse nas Artes e Humanidades. Manteve-se por décadas como única no país a cumprir a função de formação profissional universitária em Dança. Surgia, a partir de então, a Escola de Dança da UFBa”.



Serviço:

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

CelebraDança Abraçaço 63 anos

Quando: 16 de setembro

Onde: Escola de Dança da UFBA



Abertura

10h - Reunião da Congregação Ampliada com a presença do Reitor João Carlos Salles
1° Momento

Silêncio e Gratidão - Encontro com a natureza e consigo mesmo

14h30 - Incensação dos espaços internos da Escola

15h30 - Reverência às árvores protetoras do entorno da Escola
2° Momento no gramado

Abraçaço - Encontro com o outro

16h30 - Ato Performativo do encontro com o outro com Marta Bezerra

Local: Teatro Experimental da Escola de Dança

17h30 - Ato de Lamparinas e Folhas - Solo "Ossain em Trânsito" de Marilza Oliveira

18h30 - Canto "Sorriso Negro" com Lindete Souza - com acompanhamento ao vivo. Abraçaço do ImproLab e CorpoLumen com Dani Guimarães, Gilberto Santiago, Wilton Batata e Lucas Vieira
3° Momento - Folia CelebraDança no Foyer da Escola de Dança

19h30 - Folia e Charanga - Atos performativos livres

20h30 - Coquetel do Aniversário - Abará com guaraná


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑