Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Banda da PM celebra 170 anos com show especial



Mais antigo grupo musical de natureza militar em atividade no Brasil, a Banda de Música Maestro Wanderley, da Polícia Militar da Bahia (PMBA), acaba de completar 170 anos. Para celebrar a data, um espetáculo especial foi realizado na noite desta terça-feira (17), no Cine Tetro Sesc Casa do Comércio, em Salvador. O show reuniu nomes como Tatau e o maestro Fred Dantas, além de músicos das Forças Armadas.


Presente no evento, o comandante-geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, recordou que a banda carrega há quase dois séculos o importante papel de aproximar a corporação da comunidade a partir da arte. "Nossa banda tem um marco histórico no Brasil e revela, ao longo dos anos, para a sociedade, que a música é um divisor de águas, não somente nas atividades do dia a dia, tais como paradas e encontros, mas, acima de tudo, por meio dos trabalhos que a banda desenvolve com a comunidade", destacou o comandante. 


Já Tatau destacou a responsabilidade de se apresentar em uma ocasião como essa. "Com tantos bons artistas nessa terra, sinto-me contemplado com o convite. Estou honradíssimo de fazer parte desse momento histórico", celebrou.


O show


As canções que compuseram o repertório do show pertencem a diferentes estilos musicais e foram escolhidas para ressaltar toda a versatilidade e experiência da banda, de acordo com o regente, capitão Marcelo Sarmento. "Hoje mostramos uma mescla entre o erudito, o popular e o próprio axé da Bahia", listou. 


Assistida por mais de 500 pessoas, a apresentação especial incluiu a performance de todos os 42 músicos que integram o grupo musical militar atualmente. Um deles é o sub-tenente Reiner Kruppe, que toca flauta há mais de 28 anos na banda. "Vivi muitos momentos marcantes com a banda e um deles aconteceu logo quando entrei, durante uma apresentação para a comunidade dos Alagados. As crianças ficaram encantadas, curiosas. Foi emocionante", relembrou.


Além do show, uma pequena exposição composta por sete totens foi montada para contar um pouco da história do conjunto musical da PMBA.


A Banda


Criada em 17 de setembro de 1849 e declarada Patrimônio Imaterial do Estado pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em 2018, a Banda de Música Maestro Wanderley participou de momentos históricos do país, a exemplo da ida com as tropas nacionais para a Guerra do Paraguai e de uma apresentação para o, à época, presidente Getúlio Vargas. Outro feito conquistado pelo conjunto é o de ter sido a primeira banda militar a subir em um trio elétrico na maior festa de rua do planeta, o Carnaval de Salvador. 


O grupo musical realiza concertos populares, na capital e no interior, em locais como praças, escolas, teatros e shoppings. Outra atividade da banda é a execução de projetos sociais com o objetivo de despertar, na juventude que vive em ambientes vulneráveis, o interesse pela música e pelas artes.


Fonte: Secom

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑