Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Funceb abre 30 vagas para oficina gratuita com o escritor cearense Samarone Lima

Inscrições podem ser realizadas gratuitamente entre 10 a 18 de setembro. Oficina acontecerá em outubro no Teatro Castro Alves



A Fundação Cultural do Estado da Bahia, através da Coordenação de Literatura, vai abrir inscrição para 2ª oficina do Escritas em Trânsito 2019. "Poesia Memória e Ancestralidade" será ministrada pelo jornalista, professor e escritor cearense Samarone Lima, de 16 a 18 de outubro, em Salvador. São 30 vagas!

Os interessados podem se inscrever online de 10 a 18 de setembro (ou até a ocupação completa das vagas) através de link a ser disponibilizado no site da Funceb.  Para efetivar a possibilidade de participação de artistas da palavra do interior do estado, esta edição vai reservar 12 vagas, buscando atender duas vagas para cada Macroterritório da Bahia.

A Funceb arcará com o transporte e fornecerá hospedagem no Pouso das Artes – residência artística da Funceb – para as (os) participantes. A oficina acontecerá de 16 a 18 de outubro (quarta a sexta-feira), das 14h às 18h, no Teatro Castro Alves, em Salvador.

Fluxos criativos - A oficina pretende trabalhar a memória como fonte de sensibilização e abertura de fluxos criativos adormecidos (ou travados), buscando despertar a imensa fonte que a literatura tem utilizado ao longo de séculos – a própria vida, as memórias pessoais e ancestrais.

No programa estão incluídos poemas de Wislawa Szymborska (Polônia), Anna Akhmátova (Rússia), Raul Gomez Jattin (Colômbia), Ferreira Gullar (Maranhão/Brasil), Ricardo Piva, Alberto da Cunha Melo (Pernambuco), Patativa do Assaré (Ceará), Gregório de Matos e Wally Salomão (Bahia), dentre outros autores, que tiveram na memória um ponto essencial no desenvolvimento de suas respectivas trajetórias literárias.

A oficina será permeada por leituras de poesia e produção instantânea, servindo para “quebrar as barreiras” da criação.

Samarone Lima - Nascido no Crato (Ceará) e radicado em Pernambuco há mais de 30 anos, o cearense Samarone Lima é jornalista, professor e escritor, autor de seis livros de poesia. Ele ganhou os prêmios da Bienal do Livro de Brasília e Alphonsus de Guimaraens, da Fundação Biblioteca Nacional, pelo seu livro O aquário desenterrado, em 2014.

No período de 2009 a 2014, trabalhou como assessor de imprensa do então secretário especial de cultura de Pernambuco, o escritor Ariano Suassuna. Com sua câmera particular filmou centenas de horas das viagens, encontros, entrevistas, aulas-espetáculo, que irão se transformar em um documentário, em parceria com o artista plástico Dantas Suassuna (filho do escritor), no roteiro e direção.

É também professor das disciplinas “Poesia” e “Crônica” do curso de pós-graduação Lato Senso de Escrita Criativa da Faculdade de Filosofia do Recife (Fafire), e de “Jornalismo investigativo e jornalismo em profundidade” na especialização em “Jornalismo Independente” da Universidade Católica de Pernambuco.

Ministra ainda a oficina “Poesia e Memória” no Sebo Casa Azul de Olinda, de sua propriedade, e sempre que convidado leva o mesmo trabalho para outros espaços culturais do Brasil.

Serviço:

2ª oficina Escritas em Trânsito 2019 - "Poesia Memória e Ancestralidade", com Samarone Lima

Inscrições: 10 a 18 de setembro, através do site da Funceb (30 vagas)

Oficina: 16 a 18 de outubro, das 14h às 18h, no Teatro Castro Alves

Gratuito

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑