Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Monumento ao Dois de Julho é entregue restaurado às vésperas do Sete de Setembro

Salvador é dona de um grande conjunto de monumentos que trazem valores artísticos e culturais. Muito deles ajudam a contar a história de um lugar ou a homenagear personagens, tornando-se marcos na formação da identidade e da memória da cidade. É o caso do Monumento ao Dois de Julho, na Praça do Campo Grande. Nesta sexta-feira (6), o equipamento foi entregue pelo prefeito ACM Neto completamente restaurada, depois de passar por seis meses de obras.

“Essa é uma das praças mais importantes, do ponto de vista histórico, de Salvador. E, sem dúvida, esse é o monumento mais importante da Bahia. Ele celebra os nossos heróis da Independência do Brasil na Bahia - data principal dos baianos e que foi decisiva para a emancipação do país. Foi um trabalho complexo, mas feito com bastante capricho. Escolhemos o dia de hoje para fazer essa entrega porque amanhã haverá o 7 de setembro e queremos que a população possa participar do desfile cívico vendo o monumento inteiramente requalificado”, disse ACM Neto.

Com investimento de R$ 829 mil, a restauração do Monumento ao Dois de Julho envolveu a reposição de peças danificadas e furtadas, limpeza e pinturas, além da recuperação da pavimentação, dos postes e luminárias que cercam o monumento. Além disso, foi instalado próximo à composição artística uma placa com  QR Code, onde a população poderá acessar todas as informações históricas do monumento.

Segurança e tombamento - O prefeito aproveitou para anunciar algumas novidades em prol da guarda do patrimônio. Uma delas é que o Monumento ao Dois de Julho será vigiado 24 horas por dia por uma base da Guarda Civil Municipal que já está em funcionamento na Praça do Campo Grande. O local ainda contará com um sistema de videomonitoramento, visando coibir a ação de vândalos. A ideia, inclusive, é implantar a mesma iniciativa na Praça da Piedade.

“Felizmente, hoje temos uma política permanente de restauração dos monumentos de Salvador. A Prefeitura, todo ano, aloca recursos para isso, para que a história da cidade possa estar sempre no coração de cada um”, acrescentou ACM Neto. Ele ainda revelou que o Monumento ao Dois de Julho será tombado pela Prefeitura e se tornará patrimônio material do município.

O presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, fez um apelo para que a população passe a zelar pelos bens públicos. “Estamos devolvendo à cidade de Salvador o mais importante monumento da Bahia e talvez um dos mais importantes do Nordeste completamente restaurado. A Guarda Municipal está aqui, mas a comunidade tem que cuidar e zelar por esse monumento”, salientou.

Restauro - O trabalho de restauro foi executado pelo Studio Argolo Antiguidades e Restaurações. A última ação do tipo foi feita no monumento pela mesma empresa, entre 2002 e 2003. Coordenado pela FGM, o serviço contou com uma equipe especializada composta por 12 profissionais. 

Foram repostos mais de 200 quilos de peças em bronze que foram roubadas. Também foi preciso restituir uma quantidade expressiva de itens pertencentes aos animais que fazem parte da alegoria, a exemplo de águias, leões e jacarés. Também foram recolocados 600 letras da inscrição que compõe o monumento, além de peças de mármore, sobretudo, do mosaico que faz parte da pavimentação.

Uma nova pintura foi feita nos oito candelabros em ferro fundido junto com seus ornamentos. Os itens passaram por tratamento com camada protetora antiferrugem, além da consolidação das trincas e fissuras, por meio do preenchimento com massa de resina epóxi e fibra de vidro.

Por conta do desgaste natural, proveniente da exposição aos raios solares e das chuvas, e do dano causado por sujeiras generalizadas, especialmente por fezes de pombos, muitas peças do Monumento ao Dois de Julho precisaram de uma limpeza minuciosa. Para o processo foi usada a técnica de microjateamento, utilizando máquinas importadas da Itália que operam com microesfera de vidro. A ação também contou com uso de produtos químicos com água destilada e sabão neutro.

Imponência – Criado na Itália pelo artista italiano Carlo Nicoli y Manfredini, e inaugurado em 1895, o Monumento ao Dois de Julho alcança a altura de 25,86 metros e possui uma estética neoclássica. É só passar pela Praça do Campo Grande, seja dia ou noite, que dá para enxergar de longe a imponente peça, constituída de pedestal de mármore de Carrara, onde se assenta uma elegante coluna de bronze.

No topo, chama atenção o principal personagem da composição: um caboclo com 4,1 metros de altura, munido com arco e flecha e armado com uma lança, matando um dragão, que representa a tirania portuguesa. O indígena representa a identidade, a nacionalidade e a liberdade do povo brasileiro que lutou pela independência.

Na base da coluna, outras duas figuras atraem olhares: uma escultura de mulher representando a Bahia e outra representando Catharina Paraguaçu, a índia tupinambá, mulher de Caramuru, com o lema “Independência ou Morte” em seu escudo.

Ainda integram a riqueza de detalhes do monumento símbolos e ícones que representam batalhas, nomes de heróis e os principais rios da Bahia, São Francisco e Paraguaçu. Sem falar da cachoeira de Paulo Afonso, as águias e leões instalados na estrutura, que significam liberdade e república. Há também oito candelabros, de sete metros, adaptados para iluminação a gás, além de mosaicos com referências a eventos da História do Brasil.

Balanço - Desde 2013, a Prefeitura investiu cerca de R$ 4 milhões na restauração ou confecção de mais de 80 monumentos históricos da cidade. Dentre eles estão: Marco de Fundação da Cidade do Salvador (Porto da Barra), Estátua de Thomé de Souza (Praça Thomé de Souza, Centro), Estátua do Visconde de Cairu (Comércio), Monumento em homenagem a Jorge Amado (Imbuí), Estátua do Barão do Rio Branco e Relógio de São Pedro (Avenida Sete de Setembro, no Centro), Estátua de D. Pedro II (Praça Almeida Couto, em Nazaré), Escultura Sereia do Rio Vermelho (Rio Vermelho)Panteão de Pirajá e Herma de Labatut.  

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑