O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por intermédio da Unidade Regional do Sudoeste (UR-SO), realizou nesta sexta-feira (13/09), uma ação de fiscalização conjunta com a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) e a Polícia Militar de Porto Seguro. Na ocasião, foram encontrados e destruídos 6 fornos que eram utilizados para a produção de carvão vegetal, onde eram consumidas madeiras nativas do bioma caatinga, proveniente de desmatamento e comercialização ilegal.
A ação foi norteada por denúncias de ilegalidade, localizada na zona rural do município de Presidente Jânio Quadros, onde foram aplicadas em campo autos de infração para coibir a prática de desmatamento ilegal na região. Os infratores responderão por crime ambiental.
É constituído crime ambiental desmatar, provocar incêndio em mata ou floresta, extrair, cortar ou utilizar para fins comerciais a madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal sem autorização devida, defendida pela lei federal 9.605/98.
O cidadão que deseja registrar denúncias de crimes ambientais, deve entrar em contato com o disque denúncia do Inema através do número 0800 071 1400.
0 comentários :
Postar um comentário