Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 8 de setembro de 2019

Passe Livre Intermunicipal beneficia 43 mil pessoas com deficiência

Os beneficiários do Passe Livre Intermunicipal se reuniram em evento promovido pela Superintendência do Direito da Pessoa com Deficiência (Sudef) na tarde desta quinta-feira (5), no Centro de Educação Especial da Bahia (Ceeba), em Salvador, para esclarecer dúvidas e discutir possíveis melhorias no benefício. Na Bahia, 43 mil pessoas utilizam o passe livre intermunicipal. Deste total, 16 mil beneficiários vivem na capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS). 

Segundo o superintendente da Sudef, Alexandre Baroni, o encontro é uma forma de ouvir as necessidades dos usuários. Além disso, a ação integra o Setembro Verde, campanha que marca a luta das pessoas com deficiência. “A ideia é dialogar com esse usuário e seus familiares para entender as demandas dessa população. Nesses momentos, para aqueles que não conhecem, também divulgamos como garantir o direito ao passe livre intermunicipal, já que o benefício é uma ferramenta de inclusão das pessoas na sociedade”, explicou. 

Vinculada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), a Sudef é responsável pela concessão do benefício no estado. Para solicitar o passe livre, além da comprovação da deficiência, é necessário que o beneficiário tenha renda de até um salário mínimo por membro da família. O benefício cumpre a lei nº 12.575/2012, que assegura a gratuidade no transporte coletivo intermunicipal, nos modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e metroviário em todo o território baiano. 

O encontro desta quinta-feira (5) reuniu beneficiários atendidos por instituições e centros de apoio a pessoas com deficiência em Salvador. Entre os participantes, estava a pensionista Marta Lima e o filho Paulo, que consideram o passe livre imprescindível. “Nós utilizamos o passe livre todos os dias. Tem dias que não tenho um centavo no bolso, mas tenho o passe para me deslocar. Usamos para ir ao médico e para o acompanhamento no Ceeba. É uma despesa a menos para a gente que ganha pouco”, afirmou Marta. 

Mais informações sobre o Passe Livre Intermunicipal estão disponíveis no site da SJDHDS. 

Repórter: Jairo Gonçalves/GOVBA

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑