Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Salão do Estudante abre as portas este mês e mostra mudanças

Salão do Estudante abre as portas este mês e mostra mudanças no perfil dos brasileiros que buscam cursos no exterior



A análise foi feita com base no questionário de registro para a visitação do evento, que chega a receber cerca de 35 mil pessoas por edição





O 24º ano dessa enorme feira que concentra representantes de reconhecidas universidades, faculdades, high school e escolas de idiomas de 16 países diferentes, assim como as melhores agências de intercâmbio do Brasil, começará no dia 09 de setembro no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro. Depois, segue para a Barra, também na capital fluminense, no dia 10, Curitiba no dia 12, São Paulo, nos dias 14 e 15, Salvador no dia 17, Brasília, no dia 19 e termina em Belo Horizonte, no dia 20. Durante o evento será possível conversar com representantes de consulados, diretores de instituições e ex-alunos para obter dicas sobre os cursos e a cultura de cada local. Os países que marcarão presença este ano são: Alemanha, Argentina, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Irlanda, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, Suíça e Suécia.



Segundo a BMI (Business Marketing International), organizadora do Salão do Estudante, a pesquisa realizada com os visitantes levou em consideração as informações de dois anos e o primeiro dado que chama a atenção é que, apesar da crise em que o país se encontra, os brasileiros não estão mudando de ideia em relação a estudar no exterior. Além disso, ela mostrou que os participantes estão se interessando em opções de estudo fora do país cada vez mais cedo. “A maioria dos participantes do Salão ainda está na casa dos 20 anos, mas houve um crescimento significativo da presença dos estudantes que cursam o ensino médio, que estão muito próximos de se tornarem a maioria do público” explica Samir Zaveri, Presidente e CEO da BMI, organizadora do Salão do Estudante. Também foi possível notar uma elevação na quantidade de indivíduos que possuem pós-graduação, o que pode ser explicado pelo competitivo mercado de trabalho que valoriza um profissional diferenciado. No que diz respeito ao gênero, percebeu-se um aumento de 9% nas mulheres atraídas por esse tipo de programa. O curso de línguas continua liderando o ranking dos mais procurados, mas ficou evidente que agora há mais gente atraída por cursos focados na carreira, com diplomas e certificados. Nesse quesito, administração tomou o lugar de destaque que era da engenharia, seguido por arte e design, marketing e relações públicas.

Os Estados Unidos continuam sendo o país mais desejado pelos visitantes da feira, seguido pelo Canadá. Portugal passou de quinto colocado para terceiro em um ano, deixando países como Austrália e Reino Unido para trás. A Austrália aparece em quarto na lista e a Irlanda em quinto: dois países que aceitam programas de trabalho e estudo. Esse foi outro detalhe que se destacou: as pessoas que procuram cursos de língua se preocupam cada vez mais com o seu sustento lá fora. O inglês ainda é o idioma mais procurado e ao longo de dois anos foi notório o crescimento do número de pessoas querendo aprender espanhol. O francês continua em terceiro lugar da preferência do público, seguido pelo italiano e o alemão, concorrendo pelo quarto lugar.



Para participar do evento é preciso se registrar por meio do site www.salaodoestudante.com.br.







Já pensou em estudar na Suécia? Não? Então não sabe o que está perdendo!

Pouco difundida entre os brasileiros, ela é uma ótima opção para quem está pensando em fazer intercâmbio

            Razões não faltam para colocar esse país nórdico na lista dos possíveis destinos para quem quer viajar visando aprendizado. Localizada no norte da Europa, fazendo divisa com a Noruega e a Finlândia, a Suécia tem como capital Estocolmo, uma das cidades mais limpas e seguras do mundo, com vida cultural bastante intensa e gastronomia muito rica. Os suecos são extremamente educados, inclusivos e, apesar da sua língua oficial ser o sueco, a maioria das pessoas fala bem inglês e grande parte dos cursos é lecionado nessa língua.

Quando se trata dos mestrados, isso acontece em 95% dos casos. A Suécia tem algumas das melhores universidades do mundo e é considerada uma das sociedades mais desenvolvidas do globo e é a terra da inovação. Não é por acaso que ela foi o berço de empresas de sucesso, como Ikea, Volvo, Ericsson e H&M, Skype, Scania, Astra Zeneca, ABB e Spotify, entre outros. Os cursos mais procurados no país são mestrados nas áreas de tecnologia, negócios e ciências sociais, saúde e medicina e humanidades e estudos interdisciplinares (engenharia). Outro ponto positivo para quem pensa em escolhê-la para estudar é que a educação no país foca tanto na experiência, como na prática e suas universidades, que são repletas de pesquisadores e professores internacionalmente reconhecidos, mantêm conexão com empresas, o que permite que os estudantes apliquem o que aprendem no ambiente de trabalho real e permite que eles façam contatos profissionais que levarão para a vida e serão muito úteis na sua carreira.

            No que diz respeito aos gastos, quem pretende estudar por lá precisa pagar em torno de 80.000 coroas suecas por ano letivo, o que corresponde a cerca de 34.000 reais. No entanto, existem bolsas de mestrado oferecidas pelo Instituto Sueco, pagas pelo governo do país, onde existe um rigoroso processo de seleção para alunos especiais que atendem a todos os pré-requisitos necessários. Outra boa notícia é que o cidadão brasileiro portador de passaporte europeu estuda na Suécia tuition-free, o que significa que não precisa pagar a universidade. Falando em documentação, quem pretende trocar o Brasil pelo país escandinavo na hora de estudar necessita de passaporte válido para poder ficar por lá sem a necessidade de visto ou permissão de residência, que pode se estender por até dois anos, tempo que se leva para concluir o mestrado, curso com cerca de 1500 brasileiros por ano. Já o mestrado profissional, também conhecido como sanduíche, demora um ano e o doutorado quatro anos.

            Quem se interessou pela ideia de estudar na Suécia não pode perder o Salão do Estudante deste ano, que começará no dia 09 de setembro no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro. Depois, segue para a Barra, também na capital fluminense, no dia 10, Curitiba no dia 12, São Paulo, nos dias 14 e 15 e Brasília, no dia 19. Lá estarão presentes representantes de universidades do país que poderão tirar todas as dúvidas de quem quer fazer algum tipo de especialização, de graduação a doutorado, visa uma carreira internacional ou procura um diferencial no currículo. O Salão do Estudante também passará por Salvador no dia 17 e termina em Belo Horizonte, no dia 20.

Confira as universidades suecas que estarão presentes no Salão:

·         Umea University - Faculty of Science & Technology 

·         Chalmers University of Technology

·         Halmstad University

·         Linköping University 

·         Linnaeus University

·         Lund University

·         Study in Sweden (Governo da Suécia)





Serviço - Salão do Estudante

Rio de Janeiro - Copacabana

Data: 9 de setembro

Horário: 15h às 19h30

Local: Hotel Rio Othon Palace

Endereço: Av. Atlântica, 3264 - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ



Rio de Janeiro - Barra

Data: 10 de setembro

Horário: 15h às 19h30

Local: Windsor Marapendi

Endereço: Av. Lúcio Costa, 5400 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ



Curitiba

Data: 12 de setembro

Horário: 15h às 19h30

Local: Four Points by Sheraton

Endereço: Av. Sete de Setembro, 4211 - Água Verde, Curitiba - PR



São Paulo

Data: 14 e 15 de setembro

Horário: 14h às 18h30

Local: Centro Fecomercio de Eventos

Endereço: R. Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista – São Paulo - SP



Salvador

Data: 17 de setembro

Horário: 15h às 19h30

Local: Fiesta Convention Center

Endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, 741 - Itaigara, Salvador - BA



Brasília

Data: 19 de setembro

Horário: 15h às 19h30

Local: Centro de Convenções Brasil 21

Endereço: A, G, SHS Q. 3 BL E 01 - Brasília, DF



Belo Horizonte

Data: 20 de setembro

Horário: 15h às 19h30

Local: Mercure Lourdes

Endereço: Av. do Contorno, 7315 - Lourdes, Belo Horizonte - MG

SALÃO DO ESTUDANTE

O Salão do Estudante é a maior feira de intercâmbio da América Latina. Entre mais de 300 expositores, o evento reúne variedades de cursos no exterior e as melhores empresas de intercâmbio do Brasil, para quem procura a melhor faculdade internacional ou simplesmente quer fazer um curso de inglês no exterior. Há oportunidades fora do País para todos os gostos e idades.

Site: www.salaodoestudante.com.br



0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑