Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Última semana do censo de doença falciforme nos postos de saúde de Salvador

Essa é a última semana do censo para identificar pessoas com doença falciforme que residem em Salvador. A estratégia promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai até a próxima quinta-feira (05) até às 17h, nas 138 unidades básicas de saúde e no site http://www.cadastrodoencafalciforme.saude.salvador.ba.gov.br.

Salvador é a capital brasileira com maior incidência de doença falciforme, no entanto, a procura pela estratégia ainda é considerada baixa. Até o momento, aproximadamente 500 pessoas responderam ao formulário da iniciativa – número considerado baixo.   

“Sabemos que é de costume deixar para a última hora, no entanto, apelamos para que não deixem para o momento final da estratégia. Através dessa ação poderemos atuar na assistência integral gratuita do tratamento da doença falciforme na rede municipal de saúde do município”, explicou a técnica do Campo Temático de Doença Falciforme da SMS, Marivone Monteiro. 

Após o fim da estratégia, os postos de saúde ofertam a eletroforese de hemoglobina – exame para detecção da doença em pessoas que não a identificaram no período neonatal através do Teste do Pezinho. O resultado fica pronto em aproximadamente 10 dias.

Não é necessário agendar consulta médica para fazer o exame, basta ir às unidades básicas. A depender do diagnóstico, o paciente será encaminhado a um especialista, hematologista pediátrico ou adulto, nos multicentros de saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas, que são unidades de referência para este tratamento. A partir de então, passam a receber gratuitamente medicamentos que auxiliam no controle da doença.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑