Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

1º Seminário Mulheres Marisqueiras da Baía de Todos os Santos

Enfrentamento da violência contra as mulheres

Com intuito de iniciar uma nova fase de atividades, o projeto Clube de Pescadores Bahia Pesca, executado pela Humana Brasil em parceria com o Bahia Pesca, realizará no dia 10 de outubro, a partir das 9h, o 1º Seminário das Mulheres Marisqueiras da Baía de Todos os Santos (BTS).  O evento acontecerá em parceira com a prefeitura de Vera Cruz na Biblioteca de Vera Cruz, e reunirá cerca de 60 mulheres, lideranças dos grupos de marisqueiras atendidos pelo projeto, para discutir instrumentos políticos, legais e sociais para o combate à violência contra às mulheres na BTS. 

A ideia do projeto é de, a partir de outubro, realizar um seminário por mês para que as mulheres dos grupos produtivos dos 9 municípios atendidos, possam continuar o trabalho de empoderamento, dando visibilidade aos seus trabalhos produtivos e reconhecendo-as como exemplo de desenvolvimento socioeconômico da região. 

“Neste primeiro seminário será discutido o enfrentamento à violência contra às mulheres, quais direitos são violentados, que instrumentos legais e espaços de proteção às vítimas temos dentro do território pesqueiro da Baía de Todos os Santos, e qual é o papel das marisqueiras dentro dos municípios nesta luta para combater a violência contra às mulheres”, complementa Sofia Reyna, coordenadora de projetos da Humana Brasil. 

Para debater este assunto, foram convidadas representantes femininas do Ministério Público Estadual, Governo do Estado, Secretaria de Promoção Social de Vera Cruz, Polícia Militar e Conselho Municipal da Mulher. O evento contribuirá com o fortalecimento do trabalho de empoderamento das mulheres que formam parte dos grupos, tornando-as cada dia mais seguras e confiantes para assumir seus cargos de liderança e exemplo dentro das suas comunidades.

Exposição Fotográfica Mulheres do Mar
Durante o evento, os participantes poderão conhecer a Exposição Fotográfica “Mulheres do Mar”, que reuniu em 2018 registros fotográficos do trabalho das pescadoras e marisqueiras da região, muitas mães e chefes de família. Os registros das 23 imagens foram feitos através de celulares pelos próprios técnicos e coordenadores do Programa, os idealizadores desta exposição. De acordo com Sofia, a exposição são mais do que apenas fotos, é poesia, força e empoderamento feminino através da economia solidária, cristalizados por meio das imagens. “Essa exposição justifica-se pela necessidade de visibilizar a luta cotidiana destas mulheres do mar”, conclui a coordenadora.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑