Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 5 de outubro de 2019

Atrações para todas as idades em outubro na Sala do Coro

Espetáculos teatrais e musicais preenchem o espaço durante o mês

Em outubro, a programação da Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA) segue preenchida com as atrações que participaram da seleção na ‘Convocatória para Ocupação da Sala do Coro do TCA – 2º semestre 2019’. O cantor Teago Oliveira sobe ao palco do espaço no dia 03 de outubro, com o show do álbum “Boa Sorte”, seu primeiro trabalho solo. O vocalista e guitarrista da banda Maglore traz um repertório que inclui as 11 faixas inéditas do novo disco, além de algumas canções de sua autoria já regravadas por outros músicos.

Nos dias 05 e 06 de outubro, sábado e domingo, os alunos da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) apresentam “Aramimo”. A obra coreográfica enaltece a força ancestral representada pelos arquétipos dos orixás como forma de potência do sujeito contemporâneo frente às complexidades da vida. Dançar "aramimo" é falar de territórios sagrados. Já no dia 08, o grupo Vivavós chega à Sala do Coro com o show “Rodovia do Samba”. As músicas viajam de São Paulo à Bahia, passando pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais, em diferentes estilos do ritmo brasileiro. 

Para comemorar um ano de estreia do solo “Revele”, o diretor e ator Fernando Guerreiro volta ao espaço onde tudo começou. Nos dias 11, 12 e 13 de outubro, ele apresenta ao público um pouco da sua vida pessoal e profissional, com questões e casos relacionados à família, preconceito, ao mundo gay, descoberta de talentos, visão empresarial do fazer artístico e, principalmente, a descoberta da chave do humor, que criou sua marca e foi responsável pela construção de grandes sucessos. 

O Bando de Teatro do Olodum começa temporada do espetáculo “Erê” no dia 18 de outubro, e segue até 10 de novembro em cartaz, de sexta a domingo. Com 16 intérpretes em cena, o grupo faz um apanhado das chacinas contra a juventude negra ao redor do Brasil, desde a década de 1990 até os dias atuais. A obra teatral tem concepção geral de Lázaro Ramos e direção geral de Fernanda Júlia e Zebrinha. A dramaturgia é assinada por Daniel Arcades, e a direção musical é de Jarbas Bittencourt.

No dia 29, o cantor e compositor Paquito apresenta o show “xará”, que marca o lançamento do seu novo trabalho autoral. No disco, ele gravou 20 canções: 11 solos, e outras 9 em parceria, com nomes como Gerônimo e Chico César. 

Além disso, já é tradição: em torno das comemorações do Dia das Crianças, o TCA reserva espaço especial em sua pauta para acolher o público infantojuvenil. Neste ano, o “TCA.Criança” se concentra na Sala do Coro, com produções baianas de dança e teatro. “Tempo de Brincar”, do Dança Materna, propõe o resgate de brincadeiras antigas, nos dias 12 e 13 de outubro, às 11h. Já o Bando de Teatro Olodum, iniciando as celebrações pelos seus 30 anos de história, apresenta “Sarauzinho da Calu”, em 19, 20, 26 e 27 de outubro, e estreia “Boquinha... e assim surgiu o mundo”, em 2, 3, 9 e 10 de novembro, sempre às 16h. 

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do TCA, nos SACs do Shopping Barra e do Shopping Bela Vista e nos canais online da Ingresso Rápido – aplicativo e site, através da página de vendas https://site.ingressorapido.com.br/tca.


RETOMADA E CONVOCATÓRIAS – Inaugurada em julho de 2018, a Nova Sala do Coro do TCA passou por completa reforma, dentro do projeto Novo TCA. Ela adquiriu uma nova configuração espacial para o palco e a plateia, tendo a flexibilidade de formatos como fundamento: múltiplos arranjos são possíveis com a sua arquibancada retrátil. Intervenções técnicas e de estrutura também incluíram a reformulação do foyer, modernização dos equipamentos de sonorização, qualificação de acústica e cenotecnia, renovação do sistema de ar-condicionado, reforma dos sanitários e camarins.

Uma programação de retomada foi realizada de setembro de 2018 a fevereiro de 2019, reintegrando artistas e públicos na rotina do espaço, como resultado da ‘Convocatória Especial Nova Sala do Coro – Ocupação da Pauta Artística da Nova Sala do Coro do TCA’. Foram mais de 110 sessões de 29 projetos artísticos selecionados, juntamente com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), o Balé Teatro Castro Alves (BTCA), os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) e as Escolas de Dança e de Música da Funceb. 

Mantendo o procedimento de sistematização de normas, critérios e prazos para definir a programação do espaço, foi lançada a ‘Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA – 1º Semestre de 2019’, da qual 20 projetos compuseram uma agenda de março a junho. Agora, está em andamento o resultado da ‘Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA – 2º Semestre de 2019’, com 23 realizações artísticas de julho a dezembro.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑