Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Doença pulmonar obstrutiva crônica deverá ser 3ª principal causa de morte em 2020

Doença pulmonar obstrutiva crônica deverá ser 3ª principal causa de morte em 2020

O tema vai ser  discutido no Thinklung!



A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) caracteriza-se por sinais e sintomas respiratórios associados à obstrução crônica das vias aéreas inferiores, geralmente em decorrência de exposição inalatória prolongada a material particulado ou gases irritantes. A doença vai ser discutida no Thinklung - Conversas, Casos e Reflexões, que vai ser realizado entre os dias 7 e 9 de novembro, no Hotel Deville (Itapuã), e vai reunir diversos profissionais para debater as doenças respiratórias. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a DPOC é a quarta principal causa de morte, depois de infarto do miocárdio, câncer e doença cerebrovascular. Entre as principais causas de morte, é a única que está aumentando, prevendo-se que se torne a terceira em 2020 devido ao aumento do tabagismo nos países em desenvolvimento e ao envelhecimento da população. Nos últimos 10 anos, a DPOC foi a quinta maior causa de internação no Sistema Único de Saúde de pacientes com mais de 40 anos, com cerca de 200.000 hospitalizações e gasto anual aproximado de 72 milhões de reais.  

A causa mais comum da DPOC é o tabagismo, responsável por 90% dos casos. Cerca de 20% dos fumantes desenvolvem DPOC. O substrato fisiopatológico da doença agrupa duas enfermidades, a bronquite crônica e o enfisema, que geralmente ocorrem de forma simultânea, com variados graus de comprometimento em um mesmo indivíduo. Os principais sinais e sintomas são tosse, dispneia, sibilância e expectoração crônicos. 

O diagnóstico é realizado a partir do quadro clínico, das alterações na radiografia de tórax e durante as provas de função pulmonar como espirometria (exame do sopro). 


O evento Thinklung - Conversas, Casos e Reflexões é um fórum que promove discussões e troca de experiências entre especialistas e líderes em suas áreas de atuação, englobando pesquisa, assistência médica, inovação e gestão em saúde, tendo como foco as doenças respiratórias. O evento,  destinados a profissionais da área de saúde,   é uma iniciativa do Grupo de Doenças Pulmonares Intersticiais da Bahia e traz uma programação dinâmica e atual, formatada para integrar conhecimentos. Tem apoio, divulgação e marketing da Move Comunica.

A programação pode ser consultada e as inscrições realizadas através do site: https://www.thinklung.com.br/.

Serviço
O que: Thinklung - Conversas, Casos e Reflexões 
Quando: 7 a 9 Novembro
Onde: Hotel Deville - R. Passárgada, S/n - Itapuã, Salvador-BA

Fonte consultada para a matéria: Dra. Fernanda Aguiar, pneumologista

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑