Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Feira da Agricultura Familiar marca o Dia Mundial da Alimentação no CAB


Cooperativas e associações da agricultura familiar de 12 municípios baianos participaram com produtos orgânicos e livres de agrotóxico da primeira Feira da Agricultura Familiar, ação promovida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) nesta quarta-feira (16).

O evento, realizado no hall de entrada da secretaria, contou com uma diversidade de produtos expostos para venda, como hortaliças, iogurtes, raízes, café, queijos, tapiocas e muito mais. Crianças e jovens do núcleo do NEOJIBA do Bairro da Paz participaram da abertura do evento.

A ação marca o Dia Mundial da Alimentação, celebrado neste 16 de outubro, e tem como objetivo desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial e, principalmente, sobre a fome no planeta. Com o lema “Promoção de uma alimentação saudável e sustentável, disponível e acessível para todos”, os servidores da secretaria e de outros órgãos do CAB circulavam pelas barraquinhas prestigiando, comprando e degustando a qualidade dos produtos expostos e prontos para consumo. 

“O futuro da nossa humanidade depende da lógica da alimentação saudável e acessível a todos. E essa lógica é pautada na produção advinda do campo, o que garante o acesso a um alimento nutritivo e saudável, além de fomentar a geração de renda para milhares de famílias que vivem disso", afirmou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, que realizou a abertura da feira.  

"Reafirmo sempre que estimular a agricultura familiar, especialmente por meio dos Programas PAA Leite e Alimentos, programas da SJDHDS, é assegurar uma política pública para a fixação sustentável do homem do campo em suas terras ao mesmo tempo em que combatemos a fome”, completou o gestor.

O momento também foi oportuno para exaltar a campanha “Outubro Rosa”, mostrando a importância da alimentação saudável na prevenção do câncer de mama e outras doenças.  “É importante que as pessoas conheçam de perto o belo trabalho feito por todos esses agricultores. Que valorizem a alimentação saudável no combate a fome e prevenção de tantas doenças, muitas provocadas ou agravadas por alimentos de péssima qualidade”, declarou Rose Pondé, superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar da SJDHDS.

A diretora da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SJDHDS, Zenira Rebouças, fez a feira completa para casa. Com ovos, geléia e hortaliças em mãos, ela garante que “alimentos como esses são fundamentais na mesa dos brasileiros e ações de promoção da agricultura familiar devem ser cada vez mais freqüentes".

Já para Hilberto Sousa, da Cooperativa Central de Agricultura Familiar, Reforma Agrária, Trabalho e Economia Solidária Urbana e Rural da Bahia, “a oportunidade de expor nossos produtos (iogurte, café, geléia e ovos) nesta feira só trouxe alegria para os membros da Cooperativa. Estamos muito satisfeitos com a demanda, muita gente aprovando e comprando nossa mercadoria”..  

Coordenador da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) e membro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Consea-BA), o teólogo Naidison Baptista também participou do ato. “Diante da fome que, infelizmente, está voltando em nosso país, gritamos pra dizer que não queremos que ela volte. E a melhor forma de dizer isso é valorizando e trabalhando para que as políticas públicas voltadas à promoção da agricultura familiar  cresçam e se fortaleçam”, pontuou.

Durante todo o dia, os visitantes da feira também terão acesso às informações das ações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Vida Melhor Urbano, do Programa de Cisternas e outras ações de inclusão e segurança alimentar.

Foto: Michele Brito

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑