A primeira colheita da horta comunitária do Centro Social Urbano (CSU) de Castelo Branco, equipamento da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), foi realizada nesta terça-feira (22).
A primeira remessa de colheita rendeu um generoso “mói” de coentro, todos colhidos e destinados aos voluntários da horta (ONG A Humana Brasil, grupo de idosos e de esporte do CSU, além da comunidade local). O coordenador de Administração dos CSU´s na SJDHDS, Adriano Costa, participou da ação.
Funcionando há quase 45 dias, a horta conta com um plantio de alface, coentro, couve e tomate. “A implementação de hortas comunitárias urbanas contribui para a produção de alimentos saudáveis, fomentando assim a segurança alimentar e educação ambiental para os voluntários e famílias da comunidade local”, afirmou Costa. O coordenador do CSU de Castelo Branco, Luciano Santana, também acompanhou a colheita.
O projeto da horta comunitária do CSU de Castelo Brando faz parte do Programa “Bahia.Estado Voluntário” (www.estadovoluntario.ba.gov.br), uma iniciativa que fomenta a prática do Voluntariado no Estado da Bahia, tendo o cidadão como protagonista no desenvolvimento social, com sustentabilidade, qualidade de vida e redução de desigualdades.
O projeto tem contribuído para o desenvolvimento comunitário, o fortalecimento dos vínculos das comunidades e melhoria da qualidade de vida dos participantes do projeto.
Interior
Os Centros Sociais Urbanos de Juazeiro e Vitória da Conquista também são referência no projeto de horta comunitária. Funcionando há mais de 40 anos, nos dois equipamentos, a colheita ajuda no sustento de muitas famílias em situação de vulnerabilidade social. Em Juazeiro há ainda um projeto de implementação de um poço artesiano para ajudar na irrigação do plantio.
Além desses equipamentos, há ainda um projeto em andamento, gerido pela Coordenação de Administração dos CSU's e com o auxílio técnico da Superintendência de Inclusão e Segurança Alimentar/SJDHDS, para a implementação de hortas comunitárias em Feira de Santana, Narandiba, Pernambués, e Valéria.
Acompanhe a SJDHDS nas redes: Facebook, Twitter, Flickr e Instagram.
0 comentários :
Postar um comentário