Ida ao 'médico da família' pode reduzir, em 80%, o agendamento de consultas com outras especialidades
Pular de especialidade em especialidade para obter diagnósticos para determinadas indisposições, como dores e mal-estar, é uma situação comum entre os brasileiros. Intercorrências essas que poderiam ser evitadas, caso o paciente recorresse a um médico clínico geral. O conceito de médico de família, aquele que no passado fazia até mesmo visitas nas residências e conhecia todo o histórico de doenças dos parentes, é adotado pelo Plano Boa Saúde, empresa do Grupo Vitalmed - tornando a empresa referência nesse assunto. O modelo pode otimizar não somente diagnósticos, como também favorecer o tratamento precoce, além de ajudar a reduzir, em até 80%, as idas às emergências.
Com o advento das sub-especialidades, os ‘médicos de família’ ficaram cada vez mais escassos, daí a importância dessa retomada feita pelo Boa Saúde. A intenção, de acordo com a coordenadora médica do Plano Boa Saúde, Sandra Cavalcanti, é aumentar ainda mais a humanização e personalização dos atendimentos, já que o médico dispõe de informações completas sobre cada paciente, ciência do histórico familiar, podendo, inclusive, realizar o acompanhamento contínuo da família por mais de uma geração.
“O conceito de médico de família pode ajudar a controlar e prevenir possíveis complicações incapacitantes geradas por doenças crônicas, estimular a boa adesão terapêutica, orientar os pacientes sobre detalhes da sua doença através da conscientização das limitações impostas, diminuir a exposição deles aos exames diagnósticos invasivos e que oferecem riscos à saúde, além de promover a boa relação médico-paciente, elevando o sucesso no controle dos males à saúde”, explica Sandra Cavalcanti.
Clínica da Família
O Boa Saúde mantém uma clínica própria, no bairro de Nazaré, em que os associados são atendidos por uma mesma equipe médica por vários anos, através de um prontuário médico eletrônico integrado, possibilitando que o especialista conheça, individualmente, cada beneficiário. São disponibilizadas consultas pré-agendadas em 18 especialidades médicas e equipe de Nutrição, além da realização de exames complementares como eletrocardiograma, radiografias variadas e ultrassonografias. Dentre as especialidades, a clínica Boa Saúde contempla: clínica médica, cardiologia, ginecologia, obstetrícia, pediatria, ortopedia, gastroenterologia, neurologia, endocrinologia e geriatria. Outra vantagem que o plano oferece são os preços acessíveis e condições facilitadas na adesão, inclusive para idosos.
0 comentários :
Postar um comentário