Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

NEOJIBA promove excelência do Barroco ao Jazz internacional esta semana



Esta semana músicos de referência internacional estão em Salvador dando aulas para integrantes, bolsistas e funcionários, do NEOJIBA, são eles:  

Frédérique Brun, que coordena o departamento de voz no Conservatório de Viena, na França e se apresenta em grandes conjuntos, como a Lyon Jazz Orchestra e a Orquestra Sinfônica de Lyon;

Philippe Khoury, pianista, que ensina harmonia de Jazz e improvisação e coordena o Polo de Jazz no Conservatório de Viena, na França;

Brigitte Chosson, soprano, que depois de praticar violino em várias orquestras de Lyon, na França, ingressou em 1998 no coro da Ópera de Saint- Etienne.

Os três músicos estão dando aulas para os integrantes do Coro Juvenil do NEOJIBA e participam de uma apresentação fechada apenas para integrantes do NEOJIBA na próxima semana. Já a grande violinista suíça Chiara Banchini, além de estar dando aula para bolsistas e instrutores do NEOJIBA, vai se apresentar para o público na sede do programa no próximo fim de semana.



“Esta é a quinta vez que encontro o NEOJIBA; é um projeto excepcional e que merece todo o nosso apoio”, destaca Chiara, em meio as aulas e ensaios que faz na Sala principal do programa no Parque do Queimado, localizado entre os bairros da Soledade e Liberdade. O resultado desse trabalho será levado ao público na sede do Programa, no próximo domingo ao meio dia, com entrada franca.

Articular aulas, masters classes, cursos e oficinas com expoentes da música nacional e internacional é uma tradição no NEOJIBA. “Uma das principais bandeiras do NEOJIBA é a de proporcionar aos nossos integrantes o contato em sala de aula e no palco com alguns dos melhores músicos do planeta. Mais de 500 personalidades da música estiveram na Bahia a nosso convite nestes últimos 12 anos”, explica o criador e diretor geral do NEOJIBA, Ricardo Castro.



Nascida em Lugano, na parte italiana da Suíça, Chiara Banchini tem renome internacional como grande especialista em música barroca, tendo dirigido de 1981 a 2012 o ‘Ensemble 415’, referência absoluta na área. Ela integra o movimento ‘Historically Informed Performance’ (HIP) que busca ser fiel à abordagem, maneira e estilo da era musical em que uma obra foi concebida. Banchini se formou no Conservatório de Genebra e depois no Conservatório Real de Haia, na Holanda. Ensinou no Centro de Música Antiga em Genebra e atuou como solista durante muitos anos. Chiara é regente permanente da Orquestra Juvenil Barroca de Theresia (Theresia Youth Baroque Orchestra), na Itália, com reconhecimento mundial por sua performance ao violino e como maestrina. Também é membro da Associação Suíça de Amigos do NEOJIBA (ASANBA), em Genebra.

 “É uma oportunidade gigantesca e de primeiro nível termos Chiara Banchini em Salvador; ela é um expoente máximo da música barroca no mundo”, relata o maestro venezuelano, Eduardo Salazar, que também estará tocando violino com outros integrantes do NEOJIBA em concerto liderado por Chiara no domingo (27) no Parque do Queimado.

“Durante a turnê 2018 do NEOJIBA na Itália, França e Suíça, fui convidada por Chiara para fazer aula com ela em Basiléia; também fiz aula com ela em abril deste ano em Salvador e agora neste período”, diz a integrante do NEOJIBA, Franca Marcano. “É impressionante o enfoque especial e a clareza com que ela explica as músicas barrocas que são muito complexas”, completa Franca. Para o violista Antônio Cruz do NEOJIBA que também estará no concerto de domingo, o contato com uma especialista como Chiara muda o entendimento musical. “Aprimoramos o conhecimento e, com certeza, a qualidade técnica com os ensinamentos dela”, finaliza.

CONCERTO



Chiara Banchini e Orquestra de Câmara do NEOJIBA – 12h



No programa do concerto com Chiara Banchini à frente da orquestra de câmara com 11 músicos, entre instrutores e bolsistas do NEOJIBA teremos: Antonio Vivaldi, com ‘Concerto para cordas em Fá Menor Rv 143’; Alessandro Scarlatti, com ‘Sonata à Quattro no. 2 em Dó Menor’; Heinrich Ignaz Franz von Biber,  com ‘Balletti lamentabili C 59’; Georg Philipp Telemann, com ‘Concerto no. 1 em Sol Maior’ e Francesco Geminiani, com o ‘Concerto Grosso em Ré Menor op.5, La Follia’. 



O NEOJIBA é um programa do Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Ação Social Pela Música. Tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social de crianças, adolescentes e jovens, prioritariamente em situações de vulnerabilidade, através do ensino e da prática musical coletivos.

Mais informações acompanhe o instagram (@neojiba) e o facebook (NEOJIBA).

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑