Fachada da loja no Shopping Ibirapuera em São Paulo | Foto: Rebeca Figueiredo
Lojas de Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro vão estampar a logo do programa Boti Recicla. Ação é parte da campanha para estimular a destinação adequada das embalagens vazias de cosméticos
Vitrine e fachada são os dois espaços mais nobres de uma loja. São elas que chamam a atenção do consumidor para entrar – e consumir. Mas nos próximos 20 dias, O Boticário vai abrir mão dessa ferramenta de vendas para alertar as pessoas sobre algo muito mais importante: a reciclagem do lixo. Lojas de Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro terão suas entradas totalmente reformuladas, convidando as pessoas para refletirem sobre a destinação adequada de embalagens vazias de cosméticos. A logo da empresa será substituída pela marca Boti Recicla – maior programa de reciclagem do Brasil em pontos de coleta. E ao invés de produtos, as vitrines estarão cheias de frascos, potes e bisnagas vazias, coletadas ao longo das últimas semanas nas lojas.
A ação é parte de uma grande campanha sobre o assunto que O Boticário manterá até o fim do ano. E reforça a comunicação do seu programa de logística reversa, criado em 2006 – todas as mais de 3.700 lojas da marca no país são pontos de coleta de embalagens de cosméticos pós-uso. “Transformar nossa loja para trazer uma experiência de reciclagem é algo, sem dúvida, de grande impacto para um negócio como o nosso. Vamos tirar nossa marca e os produtos de lançamento da vitrine de três lojas de grande fluxo, em shoppings de muito movimento. Mas fazemos isso por algo maior. É uma forma de reforçar o compromisso do Boticário pela busca de um futuro mais sustentável e mostrar nosso amor pelo espaço em que vivemos”, explica o Diretor de Comunicação do Boticário, Gustavo Fruges.
Vitrine com embalagens de produtos vazias | Foto: Rebeca Figueiredo
As estimativas sobre o assunto mostram que o brasileiro produz, em média, 1 quilo de resíduos poluentes por dia. Mas apenas 58% deles são reciclados de maneira correta. “Temos muito ainda para avançar. Sabemos da força da nossa marca, tão amada pelos brasileiros. Também é nosso papel mobilizar as pessoas para melhorar o mundo em que vivemos. Estimular que elas reflitam e, principalmente, tomem atitudes mais conscientes”, completa o diretor.
As lojas do Salvador Shopping (BA), Barra Shopping (RJ) e Shopping Ibirapuera (SP) ficarão nesse formato entre os dias 22 de outubro e 10 de novembro. Além embalagens pós-consumo, cada vitrine vai trazer uma mensagem sobre o impacto gerado pelas pessoas. Em São Paulo, por exemplo, o espaço vai reunir cerca de 2 mil embalagens – o mesmo volume produzido pela população da cidade a cada segundo.
Além da mudança visual, a jornada de compra dos consumidores nesses pontos de venda também será alterada. A equipe está sendo treinada para, a partir dessa campanha, enfatizar as práticas sustentáveis da marca em seus produtos – não só em relação à reciclagem, mas também sobre pontos como: uso de matérias-primas recicladas em suas embalagens e até mobiliários de lojas, formulações ecoeficientes e veganas e o compromisso de não testar produtos em animais.
Mobilização
Para incentivar a participação dos consumidores, até o fim do ano, quem entregar embalagens vazias para o programa Boti Recicla, terá direto a um desconto de 5%* na compra de um novo produto em uma das lojas do Boticário em todo país.
Também marcando o início da campanha, serão instaladas impressoras 3D nas lojas de São Paulo (Shopping Ibirapuera) e do Rio de Janeiro (Barra Shopping). Elas vão mostrar, na prática, como o resíduo plástico coletado pelo programa pode ser reutilizado. Ao longo do primeiro dia de ação, serão produzidos cerca de 300 suportes para chaves – um utensílio que ajuda pessoas com dificuldades motoras a utilizar o objeto. Depois, eles serão destinados a pessoas que precisam, por meio de entidades quem apoio a causa.
*Promoção não cumulativa e válida na entrega de qualquer embalagem de cosmético vazia, no período de 21/10 à 25/12, em todas as lojas O Boticário do Brasil. Compras realizadas no e-commerce e na venda direta não participam. Desconto não se aplica à itens promocionados, perfumarias das marcas Lily, Elysée, Botica 214, The Blend, Zaad e Malbec e em Kits. Desconto será aplicado no item de maior valor do boleto.
Sobre o Boti Recicla
O Boti Recicla foi criado em 2006 e é hoje o maior programa de reciclagem de embalagens do país em pontos de venda. Os coletores estão em todas as mais de 3.700 lojas do Boticário em todo país, onde os consumidores podem devolver suas embalagens de cosméticos vazias. Elas são recolhidas e doadas para cooperativas de reciclagem parceiras, localizadas em vários estados.
0 comentários :
Postar um comentário