Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Santo Amaro: Reabertura da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação

A Paróquia Nossa Senhora da Purificação tem a honra de convidar a imprensa baiana para participar da Missa de Reabertura da centenária Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação, no dia 27 de outubro às 10h. 

A Igreja Matriz ficou fechada por 2 anos, para uma restauração total. Durante este período, a novena dedicada a Nossa Senhora da Purificação aconteceu na praça da Purificação, em palco montado pela Prefeitura de Santo Amaro e as missas semanais e dominicais ocorriam sempre na Igreja de Nossa Senhora dos Humildes. 

A obra de restauro da matriz teve início em julho de 2017  e terá a Entrega civil nesta segunda-feira, 07 de outubro às 15h, com a presença de autoridades do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do bispo da Diocese de Cruz das Almas, D. Antônio Tourinho Neto e do Pároco da Purificação, Pe. Raimundo Mário de Santana, além do Prefeito de Santo Amaro, Sr. Flaviano Bomfim e demais autoridades da cidade. 

No domingo, 27 de Outubro, também celebraremos o aniversário do nosso Pároco emérito (Paróquia Nossa Senhora da Purificação) e ex-reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim (Salvador), Mons. Walter Jorge Pinto de Andrade, que completará 80 anos. 

Mons. Walter esteve à frente da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, em Salvador, por 27 anos. Após deixar a Basílica, Mons. Walter tornou-se pároco da Paróquia da Purificação, se aposentando no ano de 2015. 

A atual Igreja Matriz dedicada a nossa senhora da purificação completou 331 anos, sendo uma das primeiras a ser construída no brasil e a Primeiro dedicada à senhora da purificação, no país. 

Sua construção, segundo informações do livro de tombo da Matriz, iniciou-se no ano de 1688 sendo completamente construída no final do século XVIII, e foi dedicada no dia de São Lucas, em 18 de Outubro de 1700. Neste sentido, confirma-se a especulação de que a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação levou cerca de 100 anos para ser concluída. 

Quanto às reformas sofridas no século seguinte, não há registros, já no século XX ocorreram três grandes reformas: a primeira em 1921, com inauguração em 1926; a segunda entre os anos de 1939 e 1940 que contemplou apenas à Capela Mor. 

A terceira grande reforma iniciou-se em 1º de agosto de 1994, quase um mês depois do desabamento parcial do forro do altar-mor, este incidente ocorreu após a queima de fogos comemorativos pela conquista do Tetra campeonato mundial, pela Seleção Brasileira. Nesta reforma, foi retirada a antiga iluminação externa. 

A Paróquia da Purificação foi criada no ano de 1608 e, no próximo dia 18 de outubro, a mesma completará 411 anos. A sede da Paróquia passou por outras Igrejas, em Santo Amaro, antes da construção da Matriz (em 1688).

Segundo registros do livro de tombo, em 03 de dezembro de 1678, D. Pedro escreveu uma carta, em Lisboa, que foi entregue ao Mestre de Campo General do Brasil, Roque Barreto, para que a Paróquia da Purificação fosse instalada na capela dedicada a Nossa Senhora do Rosário, que ainda hoje podemos ver as ruínas na entrada da cidade. Após os índios assassinar o Vigário da Purificação, naquela capela, foi decido a transferência provisória da sede da paróquia para a igreja de Santo Amaro, recém construída pelos Beneditinos, em 1667. 

Vale ressaltar que a Festa da Purificação de Nossa Senhora é uma das maiores comemorações da igreja católica romana, ocorrendo no dia 2 de fevereiro, depois da Festa da Conversão de São Paulo, que acontece em 25 de janeiro, e antes da Festa do Trono de São Pedro, que tem como data o dia 22 de fevereiro. No Santo Rosário latino da Igreja Católica, o quarto Mistério Gozoso é a Apresentação de Jesus no Templo. 

A celebração da Purificação de Maria e também da Apresentação de Jesus no Templo, que ocorre no dia 2 de fevereiro, comemora um episódio de quando Jesus ainda era criança. Na Igreja Ortodoxa e outras Igrejas Católicas do Oriente, ela é uma das doze Grandes Festas, e é também é conhecida como Hypapante (literalmente "Encontro", em grego), Candelária, Purificação da Virgem e Encontro do Senhor. 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑