Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 6 de outubro de 2019

Secretaria da Educação homenageia estudantes que apresentaram projeto nos Emirados Árabes

A Secretaria da Educação do Estado já iniciou as homenagens pelo Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro. O destaque nesta terça-feira (1º) foi o workshop “Práticas para compartilhar: meninas nas Ciências”, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. Durante o evento, que contou com a presença do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, participaram as estudantes Brizza Mota e Bruna Palmeira, que chegaram esta semana de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, onde participaram da Esi Mundi 2019, feira de Ciências de prestígio internacional.  

As estudantes egressas do Colégio Estadual Eurides Santana, no município de Poções (444 km de Salvador), aproveitaram o momento para dividir a experiência com colegas de diversas escolas da rede que estiveram presentes no evento. Emocionada, Bruna Santos falou sobre a sua viagem ao exterior, representando a Bahia. “Foi uma experiência única viajar de avião, conhecer outro país, outras culturas, ver outros projetos. Estou muito feliz com esta homenagem, com o reconhecimento da SEC e do Governo do Estado. Espero que estar aqui falando de nosso trabalho sirva de estímulo para que muitos outros projetos sigam o mesmo caminho da gente”. 

O secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre a importância do reconhecimento internacional dos projetos científicos estudantis. "O nosso sentimento é de alegria. Que a gente possa ver mais Brunas e Brisas correndo o Brasil, correndo o mundo, representando a juventude, representando os estudantes, estimulando o protagonismo desses estudantes, para que possam expandir seus conhecimentos. Lembrar também, neste momento, que o mês de outubro é dedicado a homenagem aos professores e aqui, neste evento, eles também foram lembrados e homenageados, como grandes orientadores desses muitos projetos estudantis reconhecidos nacional e internacionalmente”. 

A coordenadora do Ciência na Escola, Shirley Costa, falou sobre a atuação do programa realizado pela SEC. “A ida de Bruna e Brizza ao exterior, para participar de uma feira tão importante e mundialmente conhecida, marca a importância do Ciências na Escola na rede estadual. Elas ficaram três anos desenvolvendo o projeto ‘Nascente Rio das Mulheres’, no Colégio Estadual Eurides Santana. Trazê-las hoje aqui serve para que outros estudantes percebam que, através da busca do conhecimento, eles também podem ir além e chegar onde quiserem”.

Também participou do evento a professora e doutora Eliade Ferreira, que contou a sua trajetória e conquistas, resultado de “muito estudo” desde quando era aluna da rede estadual. “É muito importante este protagonismo das nossas estudantes. O incentivo que os projetos dão ao aprendizado é marcante e ganha uma dimensão ainda maior quando se tem um trabalho científico reconhecido, inclusive internacionalmente, como foi o caso de Brizza e Bruna”, avaliou.   


Fotos: Josenildo Almeida

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑