“Transforma” é o tema do Festival de Aniversário do NEOJIBA neste fim de semana (19 e 20)
O NEOJIBA (www.neojiba.org), programa do Governo do Estado, completa 12 anos de fundação no próximo domingo (20), entrando na adolescência, idade de transformação, crescimento e amadurecimento. ‘Transforma’ foi o tema escolhido para o Festival de Aniversário do Programa, que tem como patrocinador a Solar Coca-Cola e acontece neste fim de semana (19 e 20), sempre a partir de 10h, no Parque do Queimado (Rua Saldanha Marinho, 10/32, Liberdade), em Salvador.
“Nestes 12 anos de tocar, cantar e lutar, temos testemunhado graças à implantação do NEOJIBA uma grande transformação na vida de milhares de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias”, destaca Ricardo Castro. Segundo ele, essa política pública, que entra agora na adolescência, passa por seu mais importante processo de transformação desde sua criação em 2007, com a abertura de Núcleos Territoriais do NEOJIBA em todo o estado da Bahia.
Para o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Carlos Martins, "o NEOJIBA é um programa inovador e transformador. Ao longo desses anos, milhares de crianças, jovens e suas famílias tiveram suas vidas transformadas a partir da música e do amplo programa de desenvolvimento social que é desenvolvido pelo NEOJIBA". "Chegar aos 12 anos é sinônimo de orgulho para todos nós e para o Governo do Estado, que transformou o programa numa política pública prioritária", completou o secretário.
PROGRAMAÇÃO dias 19 e 20
Os 12 concertos gratuitos no Parque do Queimado marcam o Festival, com os vários grupos de diversos núcleos, com destaque para um recital de piano inédito do fundador do Programa, Ricardo Castro, dedicado a obras de Mozart e Chopin.
Parte do Festival será dedicada às crianças em função do mês de outubro. No sábado (19), a Orquestra Pedagógica Experimental se apresenta às 10h, em seguida, às 11h, tem o Carnaval dos Animais de Saint-Saens e às 12h, grupos do núcleo de Cordas Dedilhadas. A partir de 13h, apresentam-se os Corais do NEOJIBA, às 14h, Viva El Sistema, uma homenagem ao programa que inspirou a criação do NEOJIBA. Às 15h, a Orquestra Juvenil da Bahia, que para este fim de semana foi subdividida em três orquestras de câmara, apresenta o primeiro concerto ‘Transforma’, com composições de Mozart, Schubert e Beethoven.
No domingo (20) o programa começa às 10h, com a Orquestra Castro Alves. Às 11h, apresentam-se os grupos do Bairro da Paz e do Nordeste de Amaralina. Já às 12h, se apresenta a orquestra do núcleo Federação com o Cine NEOJIBA, incluindo temas famosos da cinematografia nacional e internacional. A Orquestra Juvenil da Bahia apresenta o segundo concerto ‘Transforma’ às 13h com peças de Mozart e Beethoven e o terceiro da série às 14h. Como encerramento, às 15h, Ricardo Castro, fará um recital especial de piano “de Mozart a Chopin”.
As atrações são gratuitas e os ingressos serão distribuídos no local com uma hora de antecedência para cada apresentação. O Parque do Queimado dispõe de segurança e amplo estacionamento e durante o festival vai ser montada uma Feira Gastronômica com várias opções de comida e bebidas.
TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Criado em 2007, pelo pianista, educador, regente e gestor cultural, Ricardo Castro, o NEOJIBA tem a palavra ‘transformar’ no seu DNA. O programa teve início com uma orquestra juvenil, funcionando no Teatro Castro Alves. Depois de algumas ‘transformações’ chega aos 12 anos, no âmbito da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), como programa prioritário de políticas públicas para o desenvolvimento e integração social de jovens na Bahia.
Em 9 de julho deste ano (2019) o NEOJIBA passa a ter a sua casa própria ao inaugurar sua sede no Parque do Queimado, área com cerca de 10 mil m² e tombada como Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN. O espaço foi preparado para receber até 1,2 mil crianças, jovens e adolescentes nas atividades de formação musical e em apresentações musicais.
O Programa NEOJIBA é exemplo de política social ao aliar de forma pioneira as áreas do Desenvolvimento Social, Educação e Cultura à prática coletiva de excelência da música. Os integrantes e suas famílias têm apoio e encaminhamento psicossocial, além de ações efetivas na construção ética e pedagógica da infância e juventude, incluindo capacitação na fabricação e reparação de instrumentos musicais. Ao longo do tempo, além de músicos/instrumentistas, esses jovens podem se tornar também coordenadores e instrutores seguindo um dos mais importantes lemas do NEOJIBA: ‘aprende quem ensina’.
PROGRAMA
SÁBADO – 19.10
|
DOMINGO – 20.10
|
10h - GRUPO DE MADEIRAS OPE - Regente, George Lavigne
- The Pink Panther - Henry Mancini
- Largo - fromthe New World, Antonin DVORAK
- Nesta Rua - H,Villa Lobos.
- Lullaby - Joannes Brahms
- Le QuattroStagioni, I La Primavera - Antonio VIVALDI
CAMERATA DE CORDAS OPE - Regente, Mariana Herwans
- R. Matesky – Tomahawk
- Beethoven - Ode toJoy,
- Doug Spata – Gorgoyles,
- O Trenzinho do Caipira – H. Villa Lobos
- Habanera
- Libertango
11h - O Carnaval dos Animais na Sala NEOJIBA
Compositor: Saint- Saens
- Arthur Marden e Viola Cartoni, pianos
12h - NPM Cordas Dedilhadas na Sala NEOJIBA
Camerata de Violões do NEOJIBA
- Sonata em Mi maior K 380 - D. Scarlatti (adapt. Elias Lins)
- Gavota-choro - H. Villa Lobos
- Bachianinha n. 1 - Paulinho Nogueira (até. Elias Lins)
- Pau de Arara - Luiz Gonzaga (arr. Adriano Oliveira)
Professores Elias Lins e Otávio Fidalgo
Trio de Cordas Dedilhadas
- Alma Brasileira - Zé a Freitas
- Patinete Rami rami - Letieres Leite
- Baião Matinal - José Carlos Reis
- Ponteio - Edu Lobo
Professor J. C. Reis / arranjos coletivos
|
10h - Orquestra Castro Alves no Parque do Queimado
Suíte Carmen
1 - G. Bizet
1- Prelúdio2- Aragonaise
3 - Os toreadores
- A noiva do czar - N. Rimsky-Korsakov
- Dança húngara 1 - J. Brahms
- Marcha eslava - P. Tchaikovsky
- Conga delFuegoNuevo - A. Márquez
- Berimbau - B. Powell - ArrJambere Cerqueira
(Bis) Caymmeando - Arr. Jambere Cerqueira
11h - Grupos do Bairro da Paz e Nordeste de Amaralina na Sala NEOJIBA
Bairro da Paz:
- Centuria: compositor James Swearingen ~ 6min
- New York: compositor John Kander, arranjo de Frank D. Cofield ~ 4min
- Vingadores: compositor Alan Silvestri, arranjo de Jamberê ~ 3min
- Anunciação: compositor Alceu Valença, arranjo de JoedsonCezar ~ 2min
- Mambo 5: compositor Pérez Prado, arranjo de Jamberê ~ 4min
Nordeste de Amaralina:
- Aquarela do Brasil - Ary Barroso - Arr. Manoel Ferreira
- Torrents os fire - Larry Neeck
- Dobrado os Músicos - João Sacramento Neto
- Canção da partida - Dorival Caymmi - Arr. Joedson César
12h - Cine NEOJIBA (NPM Federação) Na Sala NEOJIBA
- O Rei Leão: Ciclo Sem Fim e HakunaMatata, compositor desconhecido, Arr. Adauri de Oliveira;
- The James Bond Theme, de Monty Norman, Arr.: Bob Cerulii;
- HighlightsFrom Harry Potter, de John Williams, Arr.: Michael Story;
- Tema de Missão Impossível, de LaloShiffrin, Arr.: GhillermoPlazas;
- Piratas do Caribe, de Hans Zimmer, Arr.: E.A. D'Antona;
- Favo de Mel, de J. Powell/C. Brown/ S. Mendes, Arr.: Jamberê Cerqueira.
|
13h - Coros na Sala NEOJIBA
Coro Infantil:
- Canção da noite: 3 min
Coro Infanto Juvenil:
Entrada – 2 min
- Ubicaritas - M. Duruflé – 3 min
- Morning star - A. Pärt – 3 min
- Calme desnuits - C. Saint Saëns – 3 min
- Dulceembeleso – 2 min
- I'mgonnasingtillthespirit moves in myheart - Negro spiritual – 2min30
Coro Juvenil
- Sabiá, coração de uma viola – Ailton Escobar
- The battleofJericho – Spiritual
14h - "Viva El Sistema" na Sala NEOJIBA
Coordenação: Elisa Rangel
Canto delPilón - Maria Marquez- Viajeradel Rio - Manuel Yánez
- Dulce Añoranza - Alberth Hernández (solista: Franca Marcano, violino)
- SeñorJou (solistas: Emily Contreras, violino; Adrian Gómez, Flauta)
- El Frutero - Carlos Felipe Iriarte
- Alma Llanera - Pedro Elías Gutierrez
15h - Orquestra Juvenil da Bahia (Salazar) na Sala NEOJIBA
- Mozart- Rapto do Serralho (Abertura da ópera)
- Schubert - Sinfonia 8 (Inacabada) , movimento I
- Beethoven- Sinfonia 5 , movimento IV
|
13h - Orquestra Juvenil da Bahia (Marcos Rangel)
- Mozart- A Flauta Mágica (Abertura da ópera)
- Beethoven- Sinfonia 9, movimento 2
- Beethoven- Abertura Leonora 3
14h - Orquestra Juvenil da Bahia (Eduardo Torres)
- Beethoven - Sinfonia 6 (Pastoral), movimento 1
- Schubert - Abertura Rosamunde
- Mozart Sinfonia 40, movimento 1
15h - Ricardo Castro na Sala NEOJIBA
- Mozart Sonata K 331 ( Marcha Turca)
- Chopin Sonata nº2 (Marcha Fúnebre)
|
0 comentários :
Postar um comentário