Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Alba estreita laços de solidariedade entre Bahia e Cuba

Presidente Nelson Leal, embaixador e consulesa cubanos discutiram ações de fortalecimento de acordos bilaterais em áreas diversas.



A Assembleia Legislativa da Bahia tem feito a sua parte na busca de mitigar os efeitos deletérios do “retrógrado” bloqueio econômico promovido pelos Estados Unidos a Cuba.

 As iniciativas do Legislativo estadual foram reconhecidas na manhã desta terça-feira (26), com a visita do embaixador e da consulesa para o Nordeste do Governo de Havana ao presidente da Casa. Deputado Nelson Leal (PP) esteve acompanhado dos deputados Marcelino Galo (PT) e Júnior Muniz (PP).

Rolando Gómez González e Milena Caridad Zaldivar Piedra vieram agradecer às ações da Alba nesse sentido. No último dia 31 de outubro a Assembleia Legislativa da Bahia realizou “Ato em Defesa dos Direitos do Povo Cubano e em Comemoração aos 500 anos de Havana”, proposta por Marcelino Galo.

“Foi a iniciativa mais relevante em favor de Cuba entre os Legislativos do Brasil. O bloqueio viola os direitos humanos do nosso povo e ataca a nossa economia. É terrível”, comentou, o embaixador.

 O chefe do Legislativo baiano também expressou sua indignação com o embargo econômico adotado pelo Governo de Washington, que já dura 57 anos. Em 1996, o Congresso estadunidense reiterou a medida, através da Lei Helms-Burton.

“O embargo não entra em nossas mentes, assim como na de quase todo o mundo. É uma posição retrógrada e contraditória dos EUA, que tanto falam em direitos humanos e democracia. O bloqueio agride a todas as pessoas que defendem os direitos humanos”, destacou, Nelson Leal.

O presidente da Alba firmou novo compromisso com a diplomacia cubana, que revela a posição majoritariamente contrária da Casa ao bloqueio e que fortalece a relação bilateral entre o Estado e o País caribenho.

DEPUTADOS EM CUBA

 “Vamos formar uma delegação de parlamentares da Casa, no primeiro semestre do próximo ano, para visitarmos Cuba e mostrarmos ao mundo a nossa solidariedade. Vocês são heróis por enfrentar de forma tão altiva um país que detêm 18% da economia global”, confessou ao embaixador e à consulesa, o presidente.

Nelson Leal destacou sua admiração pela saúde e educação cubanas, bem como a importância de a Bahia fortalecer acordos bilaterais nas áreas médica, comercial, turismo e conservação de patrimônio público. “Nessa delegação de deputados que visitará Cuba, vamos convidar também empresários, visto que o embaixador sairá daqui para visitar a Fieb. Espero que possamos cada vez mais fortalecer e frutificar essa relação bilateral”, explicou, o pepista.

Rolando Gómez González disse que “temos muito carinho pelos baianos”, salientou idiossincrasias entre os dois povos e defendeu o impulsionamento de cooperação de interesse comum entre Bahia e Cuba nas áreas de cultura, comércio, tecnologia e, sobretudo, na saúde.

“O intercâmbio entre Cuba e Bahia é muito positivo. Desejamos estabelecer parcerias com a Bahiafarma, no que concerne a medicamentos na cura do câncer, amputação de membros decorrente da diabetes e também o vitiligo, que somente Cuba tem esse produto”, esclareceu, González.

MAIS MÉDICOS

O embaixador ainda ressalvou que cerca de 63 milhões de brasileiros passaram pelos cuidados dos médicos cubanos, durante a vigência no país do Programa Mais Médicos, implantado pela ex-presidente Dilma Rousseff e extinto pelo atual ocupante do Palácio do Planalto. “O Brasil sente muito a falta do Programa Mais Médicos, especialmente nas cidades mais longínquas, nos grotões as pessoas estão sofrendo”, destacou, Nelson Leal.

Deputado Marcelino Galo reforçou a solidariedade dos cubanos aos brasileiros. “Recebemos, durante o 7º Congresso do PT, um documento de Cuba com 2,2 milhões de assinaturas, pedindo a soltura do ex-presidente Lula. Deputado Júnior Muniz também condenou o embargo econômico à Ilha.

Nelson Leal presenteou a diplomacia cubana com um livro de fotografias do litoral baiano, do fotógrafo Nilton Souza. O embaixador devolveu a gentileza com uma caixa do mundialmente conhecido charuto do país do Caribe.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑