Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 30 de novembro de 2019

Ancestralidade e tradição indígena marcam presença na 10ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária


Acessórios, artigos para decoração, bijuterias, utensílios domésticos, ervas e pomadas medicinais estão entre os produtos disponíveis para comercialização na Praça Indígena, uma das atrações da 10ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece até o próximo domingo (1º), no Parque de Exposições de Salvador, em paralelo à Fenagro 2019. A iniciativa é da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/Bahia).

A Feira Baiana da Agricultura Familiar conta com 27 armazéns cenográficos que remetem às cidades do interior do estado, onde estão sendo comercializados cerca de três mil produtos da agricultura familiar e economia solidária, a exemplo dos doces, beijus, cervejas artesanais, chocolates e cafés especiais, barras de cereais, iogurtes, queijos e artesanato, entre outros itens de origem reconhecida, produzidos de forma sustentável e agroecológica.

Ancestralidade e tradição indígena marcam presença na 10ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária

“Para a gente é uma satisfação muito grande participar dessa feira com produtos da Chapada Diamantina. Trouxemos cerca de 75 ervas medicinais, pomadas e rapés. Tudo o que a gente coleta e produz dentro da Chapada. Participar desse encontro é satisfatório porque aqui é uma grande vitrine para o pequeno agricultor, para nós que somos povos tradicionais. Para o povo Payayá, que mora a mais de 400 quilômetros de Salvador é superimportante”, destacou o indígena Otto Payayá. Ele completou que parte do público já conhece os produtos das visitas a outras edições da feira: “A feira é uma grande vitrine e a gente só tem a agradecer pela participação”. 

A indígena Beija-Flor Pataxó declarou que ainda está esperando mais visitantes nesta edição da feira: “Aguardamos ainda o público para nos visitar e ficar satisfeito com nossa representação e com nossos materiais. Trouxemos muitas novidades”.

Participam da Feira representantes de etnias indígenas de diversos Territórios de Identidade da Bahia como a Aldeia Indígena Kariri Xocó da Bahia, Movimento Associativo Indígena Payayá e outras representações como a da etnia Pataxó.  

Entre as atrações da feira está a Cozinha Show - Sabores e Saberes da Agricultura Familiar, que conta com a participação de renomados cozinheiros como Fabrício Lemos, Marina Sabino, Bruna Moreira, Andrea Albuquerque, Caco Marinho, Rafael Zacarias e José Morchon que fazem uma interação entre a gastronomia e a origem dos alimentos, com a apresentação de pratos desenvolvidos a partir dos produtos comercializados na feira.

O evento traz ainda uma Praça Quilombola, Feira de Artesanato e Feira Tecnológica, que apresentam um rico conteúdo técnico-científico como o Simpósio de Pesquisas, as inovações do Balcão Tecnológico, seminários temáticos e eventos diversos, para fortalecer a agricultura familiar da Bahia.

Praça Gastronômica

Outras novidades da feira são as Ilhas do Bode e do Pescado, onde o público pode se deliciar com pratos como bode assado, hambúrguer de cordeiro, cortes especiais de cordeiros e cabritos como carré francês, filé mignon, costeleta, linguiças tradicionais de caprinos, apimentadas e para churrasco, e na Ilha do Pescado, o público encontrará catados de siri, aratu, sururu, chumbinho, linguiça defumada de peixe, filé, espetinho e caldo de peixe, que compõem alguns dos pratos que estão sendo comercializados.

Na Praça Gastronômica/Vila Forró, também pode ser apreciada a culinária trabalhada pela agricultura familiar de diversas regiões da Bahia, como as ostras do Recôncavo, a galinha caipira do Portal do Sertão, a moqueca de tucunaré da Chapada Diamantina e a Tapioca Gourmet do Sudoeste Baiano.




Fotos: ASCOM SDR/CAR 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑