Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

CCR Metrô Bahia monta estratégia especial de operação e segurança para eventos deste fim de semana

Black Friday e Caminhada do Samba | CCR Metrô Bahia monta estratégia especial de operação e segurança para eventos deste fim de semana

Concessionária vai reforçar segurança e reduzir intervalo entre trens, de acordo com a demanda

  

A CCR Metrô Bahia preparou uma estratégia especial de operação e segurança para atender o público que for aproveitar a Black Friday e a Caminhada do Samba, na próxima sexta-feira (29) e domingo (1º), respectivamente. Para facilitar o deslocamento dos clientes nestes dias, a concessionária vai aumentar a quantidade de trens na operação e reduzir o intervalo entre eles, de acordo com a demanda. Também haverá o reforço nas bilheterias para assegurar o atendimento a todo o público.

Para garantir a segurança e orientar o público, a CCR Metrô Bahia fará o reforço no quadro de Agentes de Atendimento e Segurança (AASs), realizará o monitoramento eletrônico por mais de 2.000 câmeras das estações, trens, passarelas de acesso e terminais de ônibus, e terá o apoio da Polícia Militar nas áreas de acesso e entorno do sistema. As imagens das câmeras são acompanhadas em tempo real diretamente do Centro de Controle Operacional (CCO) do metrô e das Salas de Supervisão Operacional (SSOs) de cada estação.

Os maiores e mais populares shoppings centers da cidade estão concentrados ao longo da linha metroviária. O acesso das estações de metrô aos centros de compras é feito por passarelas, que contam com câmeras de monitoramento que são interligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária e há a presença de agentes que realizam rondas periódicas e estratégicas. Os equipamentos são totalmente acessíveis possuem iluminação em Led e alguns deles contam com elevadores e escadas rolantes. Já para o evento do samba, os passageiros podem utilizar as estações Lapa e Campo da Pólvora.



Roteiro de Compras

A dica é aproveitar as ofertas da Black Friday e fazer o tour das compras de metrô. Confira as estações de metrô e os centros de compras mais próximos: Estação Lapa de Metrô (Shopping Center Lapa, Piedade, Avenida Sete, Barroquinha e Baixa dos Sapateiros – Shopping Barra aproveitando a integração com outro modal); Estação Acesso Norte (Shopping Bela Vista), Estação Detran (Shopping da Gente), Estação Rodoviária (Shopping da Bahia), Estação Pernambués (Salvador Shopping), Estação Tamburugy (Shopping Paralela), Estação Mussurunga ou Aeroporto (Salvador Norte Shopping aproveitando a integração com outro modal).



Dica de viagem

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas é integrado com os ônibus urbanos e metropolitanos. Para evitar filas e garantir a integração tarifária, a dica é adquirir o cartão do metrô para ida e volta, com antecedência. A tarifa do metrô é de R$ 3,70. Quem já tem o Cartão Integração do Metrô, pode antecipar a recarga nas bilheterias das estações ou nas máquinas de autoatendimento disponíveis em todas as estações, podendo pagar, inclusive, com cartão de débito e crédito das bandeiras Visa, Mastercard, Hiper e Elo. O cartão avulso, que dá direito a uma única passagem, também pode ser comprado antecipadamente em qualquer bilheteria. Outra facilidade é a possibilidade de adquirir cartões pré-carregados nas máquinas vending machines instaladas nas estações. Os clientes também podem utilizar os cartões de integração Metropasse e SalvadorCARD no metrô.



 Primeiros socorros

O sistema metroviário também conta com uma estrutura completa de primeiros socorros. Todas as estações possuem salas, recursos e aparelhos apropriados para esse atendimento. A equipe de agentes é treinada e capacitada para atuar como brigadistas e prestar o devido atendimento aos clientes, sempre que necessário. Em alguns casos, os próprios agentes fazem a condução do cliente para atendimento médico em unidade hospitalar mais próxima da ocorrência. O encaminhamento é feito em viaturas próprias que ficam distribuídas em pontos estratégicos do sistema.



Guia do usuário do metrô

Para viajar tranquilo, o usuário do metrô deve ficar atento às orientações, conforme estabelecido no Decreto Estadual nº 15.197, que proíbe:

·         Fumar ou manter aceso cigarro, acender fósforos ou isqueiro;

·         Consumir bebidas alcoólicas;

·         Entrar ou permanecer sem camisa ou sem calçados;

·         Portar arma de fogo ou materiais inflamáveis, explosivos ou corrosivos;

·         Ultrapassar a faixa amarela de segurança da plataforma, a não ser para entrar e sair do trem quando este já estiver parado e com as portas abertas;

·         Colocar os pés nas paredes das estações, bancos e laterais dos trens;

·        Quebrar, danificar, sujar, escrever ou desenhar nas instalações e equipamentos pertencentes à Concessionária;

·         Utilizar aparelhos sonoros, tocar instrumentos ou emitir falas e cantos que atrapalhem a perfeita audição dos serviços de sonorização.



Em caso de dúvidas, o cliente pode entrar em contato com a Central de Atendimento da CCR Metrô Bahia no 0800 071 8020.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑