Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Defesa Civil coordena simulados em comunidades de Camaçari e Dias d’Ávila

O Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) realizará neste mês de novembro dois simulados de emergência na comunidade. O primeiro será no dia 6, no bairro de Imbassay, em Dias d'Ávila; e o segundo, no dia 20, no bairro Alto da Cruz, em Camaçari. O treinamento, que acontece anualmente, faz parte do Plano de Emergência para a Comunidade (PEC) do Polo de Camaçari e objetiva preparar os moradores para agir com segurança numa eventual situação de emergência que requeira deslocamento das pessoas de uma suposta área de risco para um local seguro. Os simulados têm início às 9h30 e contam com a coordenação da Defesa Civil dos municípios de Camaçari e Dias d’Ávila. 

Segundo Paulo Ribeiro, especialista em Segurança e consultor do Cofic para o PEC, "a previsão é de que entre 300 a 400 pessoas participem de cada um dos simulados este ano". Para garantir a participação dos moradores, foi realizado um intenso trabalho preparatório. Entre as ações, destaque para realização do simulado de mesa no último dia 23 de outubro, com todos os parceiros, e também para os treinamentos específicos junto às escolas que vão participar dos simulados: Florêncio Borges e Evangélica Moriá (Dias d'Ávila) e José de Freitas Mascarenhas (Camaçari). 

“O treinamento na Escola José de Freitas Mascarenhas, em Camaçari, alcançou quatro turmas do curso de técnico de Segurança do Trabalho e durou mais do dobro do previsto em função de necessidade de conhecimento mais técnico do assunto”, informa Paulo Ribeiro, explicando que, como resultado, a escola vai coordenar um simulado interno de evasão antes do simulado do dia 20.

A expectativa, segundo Paulo Ribeiro, é de “um entrosamento melhor entre os participantes, em função do que foi observado no simulado de mesa, com muito envolvimento e planejamento”. A comunidade, por sua vez, assim que forem acionadas as sirenes da Polícia e do Corpo de Bombeiros, será orientada a seguir as instruções anunciadas pela Defesa Civil para se deslocar para o ponto de encontro seguro. 

Além da coordenação da Defesa Civil, os dois simulados contam com o apoio  de voluntários do NUDEC -  Núcleo de Defesa Comunitária, Conselho Comunitário  Consultivo do Polo, secretarias de meio ambiente, saúde, educação dos dois municípios, Polícia Militar, empresas do Polo, dentre outros parceiros. 

 Foto: momento de evasão escolar durante simulado realizado em Camaçari no ano passado.




0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑