A data homenageia a importância histórica e cultural da figura da baiana do acarajé, nome dado às mulheres que se dedicam na produção e venda dessa iguaria típica da Bahia. A baiana é um dos ícones mais populares do Brasil.
As baianas de acarajé são consideradas, desde 2004, Patrimônio da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional (IPHAN). Além deste título, em 2012 as baianas ainda foram reconhecidas como Patrimônio Imaterial da Bahia e Patrimônio Cultural de Salvador. A Associação das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares do Estado da Bahia (Abam) é a entidade que regula a profissão das quituteiras.
A profissão de baiana de acarajé foi oficializada com o decreto de lei municipal de Salvador nº 12.175/1998.
Normalmente, o Dia da Baiana de Acarajé é comemorado no centro histórico de Salvador, onde há a maior concentração das profissionais. Um grande desfile e feito pelas ruas e, no final, uma missa ou culto religioso dedicado às baianas.
O Dia Nacional das Baianas de Acarajé será comemorado em Salvador com uma série de atividades artísticas e culturais neste sábado, 23. A Associação das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (Abam) vai promover o evento, que será iniciado com uma missa às 09h da manhã, na Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho.
Na programação, haverá a Feira de Empreendedoras Negras, o Desfile de Moda Plus Size, além de apresentações musicais com as bandas D’ Papo Esquivel, Os Caras e Farol Light.
O evento é gratuito e acontece na Praça da Cruz Caída, até às 18h.
Quando: 23 de novembro.
Onde: Praça da Cruz Caída, no Pelourinho.
Horário:
09:00 - Missa de Ação de Graças (Igreja do Rosário dos Pretos no Pelourinho).
10:00 - Feira de Empreendedoras Negras na Praça da Cruz Caída, no Pelourinho.
11:00 - Desfile de Moda Plus Size, com o coletivo Rumo ao Sucesso na Praça da Cruz Caída, no Pelourinho.
12:00 - Almoço Comemorativo (Feijoada) na Praça da Cruz Caída, no Pelourinho.
14:00 – Apresentação Cultural (bandas D’ Papo Esquivel, Os Caras e Farol Light) na Praça da Cruz Caída, no Pelourinho.
Entrada: Gratuito.
0 comentários :
Postar um comentário