Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 2 de novembro de 2019

Etapa Nordeste da 14ª competição Baja SAE Brasil reunirá 22 equipes em Salvador


A Ford patrocina, de 1 a 3 de novembro, a 14ª Competição Baja SAE Brasil – Ford Motor Company – Etapa Nordeste. Com entrada gratuita, o evento será realizado no SENAI CIMATEC, em Salvador (BA), pelo terceiro ano consecutivo. A competição reunirá 440 inscritos de 22 equipes com alunos de 18 universidades do Nordeste e uma do Centro-Oeste, localizada no Distrito Federal. A participação na disputa vem crescendo anualmente e 2019 terá oito vezes mais participantes do que no primeiro ano do evento.

O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. O objetivo é incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off-road desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.

Os estudantes formam equipes que representarão a instituição de Ensino Superior à qual estão ligados. Os times são desafiados anualmente a participar da competição, que reúne os estudantes e promove a avaliação comparativa dos projetos. No Brasil, a disputa nacional recebe o nome de Competição Baja SAE BRASIL e as regionais são nomeadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste. As etapas não são complementares e a equipe vencedora do Baja nacional ganha o direito de competir na fase internacional da prova, nos Estados Unidos.

O baiano Paulo Oliveira, gerente de Motores da Ford América do Sul, participou de competições como esta na sua época de estudante. Ele é um dos criadores da Etapa Nordeste e um dos organizadores do evento. “É muito gratificante ver o crescimento do evento a cada ano, principalmente pela evolução das equipes e alunos durante a competição. Projetos como esse trazem a oportunidade para os estudantes desenvolverem tanto os aspectos técnicos quanto as competências comportamentais, como trabalho em equipe, planejamento, marketing, gerenciamento de recursos, resiliência, tomada de decisão, entre outros aspectos que os deixam mais preparados para o mercado de trabalho”, afirma. 

Etapa Baja Nordeste

A Etapa Nordeste teve início em 2005, em Camaçari, por iniciativa de engenheiros da Ford que já haviam participado da rodada nacional durante a universidade. O intuito, então, era acelerar o desenvolvimento das equipes dessa modalidade na região em preparação para a competição nacional, realizada anualmente no primeiro semestre no interior de São Paulo, com times de todas as regiões do Brasil. Este é o terceiro ano em que esta fase será realizada na capital baiana.

História 

O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, sob a direção do Dr. John F. Stevens e a primeira competição ocorreu em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE Brasil, que, em 1994, lançou o Projeto Baja SAE Brasil. Em 1995, foi realizada a primeira competição nacional, em São Paulo. No ano seguinte, a disputa foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde permaneceu até 2002. A partir de 2003, passou a ser realizada em Piracicaba, interior de São Paulo. Desde 1997 a SAE BRASIL também apoia a realização de eventos regionais do Baja SAE Brasil, por meio de suas Seções Regionais.

Carros

            Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP. Eles devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90 metro de altura e até 113,4 quilos. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm ainda a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑