Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 19 de novembro de 2019

FUNCEB divulga programação do Novembro das Artes Negras


FUNCEB divulga programação do Novembro das Artes Negras que acontecerá nas unidades prisionais de Salvador e Sala King



Terceira edição do projeto levará atividades formativas e de fruição artística a internos das unidades prisionais de 11 a 22 de novembro; e à sede da instituição 25 a 29/11

A arte não está apenas nos museus, nas galerias, nos palcos teatrais e musicais; ela deve estar em todos os lugares, para todas as pessoas. Com essa premissa, a Fundação Cultural do Estado celebra, em 2019, o seu projeto Novembro das Artes Negras - Ano III, levando as linguagens artísticas para as unidades prisionais de Salvador.

Fruto de um Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), esta edição no Novembro das Artes Negras levará oficinas literárias, exibições de filmes, espetáculos de Dança, Teatro e Circo, shows musicais e oficinas artísticas para a Colônia Penal Lafayete Coutinho, a Penitenciária Lemos Brito, o Conjunto Penal Feminino e a Unidade Especial Disciplinar (UED).

Tendo em vista a Lei Orgânica da Cultura, a programação visa “garantir o acesso de todo cidadão a bens e serviços artísticos e culturais, respeitando o direito fundamental à Cultura e o respeito aos Direitos Humanos”; de 18 a 22 de novembro, as ações serão destinadas aos internos e internas do Complexo Penitenciário da Mata Escura, reunindo todas as áreas da Fundação Cultural – Diretoria das Artes, Diretoria de Audiovisual (Dimas) e o Centro de Formação em Artes (CFA).

Oficinas de Caixa Mágica (fotografia), encontros de Saraus Literários, apresentações da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e do Balé de Teatro Castro Alves (BTCA), rodas de capoeira e oficinas de Roteiro e Carta Filme são algumas das ações que constam na programação.

“Estamos atendendo a um demanda que nos tem chegado a partir destes órgãos de Justiça e que nos abre os olhos para a necessidade de pautarmos as Artes nos territórios mais diversos. Levar o Novembro das Artes Negras para o interior de um Complexo Penitenciário colabora para a desconstrução de determinadas formas de pensar e para construção de novos olhares, que possibilitam perceber que estes internos e internas também são sujeitos culturais que podem e devem nos demandar fazeres artísticos. É colocar a Cultura no centro da resolução de uma grande problemática social que é o encarceramento”, diz a diretora geral da Funceb, Renata Dias.



Sala King



Inaugurada na primeira edição do Novembro das Artes Negras, em 2017, a Sala King (em homenagem ao dançarino Mestre King), localizada na sede da Funceb, no Pelourinho, também abrigará ações do projeto. Aberta ao público, a programação - de 25 a 29 de novembro - terá Teatro, oficina de Dança, Circo, sarau infantil e debate com a Mesa Multilinguagem Territórios das Artes, envolvendo todas as linguagens abraçadas pela Fundação.


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑