Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Nutricionista dá dicas para cuidar da alimentação no Verão

O Verão, estação mais quente do ano, é a época em que Salvador fica com as praias lotadas e, diariamente, acontecem shows e ensaios da estação em vários cantos da cidade, inclusive o Festival Virada Salvador. Todo esse agito reforça a necessidade de se preocupar com os alimentos ingeridos para ter disposição e evitar situações como infecções intestinais e desconforto abdominal. 

A nutricionista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Kelly Amaral, reforça alguns cuidados que se deve ter com a alimentação. “Diante das altas temperaturas, não podemos esquecer da importância da hidratação e atividades físicas como a caminhada. É indispensável ingerir uma média de dois a três litros de água diariamente, principalmente por ser uma época em que as pessoas costumam consumir mais bebidas alcoólicas, grande causador da desidratação. Além disso, frutas que são ricas em água como melancia, melão, abacaxi e maçã também contribuem para manter o corpo hidratado”, explica. 

Já para garantir regularização do intestino e o fornecimento de vitaminas para o corpo é preciso correr das frituras, guloseimas e açucarados e dá espaço para refeições mais leves. “É recomendado fazer de cinco a seis pequenas refeições ao longo do dia, apostando nos cereais integrais e nas frutas. Durante o almoço e o jantar deve ser incluído o consumo de legumes e verduras, que são alimentos pouco calóricos e cheios de vitaminas e minerais, assim como carnes magras, a exemplo do músculo e peixes que são ricos em proteínas essenciais para o nosso organismo”, afirma Ana Kelly. 

Na hora de adquirir alimentos na mão de vendedores ambulantes, principalmente nas praias e em shows, é preciso ter muito cuidado quanto às condições de consumo dos comestíveis. “Deve-se observar o aspecto e o cheiro desses alimentos, assim como a embalagem e validade. Também é necessário evitar comidas expostas como camarões e salgados”, reforça. 

Para os que não perdem uma festa durante o verão, como o Festival Virada Salvador, a nutricionista também orienta ao que consumir durante esses eventos. “Nas festas não temos tantas opções de alimentos saudáveis. O interessante é fazer uma alimentação antes, em casa, com alimentos leves como um sanduíche natural, com pão integral e peito de peru, e evitar embutidos. Já durante os shows devem ser evitadas frituras”, explica. 

Os cuidados com a alimentação e com o corpo devem ultrapassar o verão e ser mantido durante todo o ano. “Apesar dos cuidados durante essa estação, nossa alimentação não pode se transformar somente em um projeto de verão. É uma prática que deve ser adotada em todas as épocas do ano, para que possamos aproveitar a vida com mais saúde e tranquilidade”, finaliza a nutricionista.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑