Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Parte do Hino Nacional do Brasil é tema da Feira Cultural em Pirajá


Inspirados na  letra  que foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada e a música elaborada por Francisco Manuel da Silva, o Hino Nacional Brasileiro foi criado em 1831.

"Dos filhos teus solo és mãe gentil" "Brasil ! Terra mãe dos refugiados", tema que foi escolhido pelo Colégio Evolução,  localizado no Conjunto Pirajá I,  Subúrbio de Salvador. 

A  15ª "Feira Cultural  contou com a presença de um grande público que prestigiou as diversas apresentações dos estudantes,  nesta sexta-feira, 22/11.
Professores

A  temática tem como objetivo incentivar e potencializar o conhecimento  científico, tecnológico, intelectual e moral dos alunos. A iniciativa contribui positivamente fazendo alusão à cultura brasileira e do mundo no sentido de enaltecer nossas raízes culturais, um povo heróico, histórico e sobretudo acolhedor.

Diversas atividades foram desenvolvidas pelos alunos durante o evento, inclusive atuações lúdicas, fizeram parte do cenário cultural com apresentações sobre a cultura de cada continente. Entre as apresentações que foram destaques, comidas típicas, idiomas, região, artes, musica, danças e curiosidades.

Vera Pinheiro, Diretora da escola, ressaltou a importância dos alunos se transportarem a conhecer outros mundos, dentro do universo chamado Brasil. "Estamos trabalhando com esta temática, pelo fato do Brasil acolher os refugiados", revela.

Vera disse  que os alunos tem aprendido muito sobre o acolher e  principalmente a  amar o próximo.
Ela destacou que a comunidade é carente de informações sobre o assunto. A instituição está norteando este projeto  com  o intuito de inserir a comunidade  nesta visão ampla de mundo.

Ainda de acordo com Vera,  os alunos estão interagindo  dentro dos idiomas português,  inglês e   espanhol, para que enfim possam se aproximar da  realidade mundial.

O coordenador pedagógico, autor do projeto,  Uérico Matos, destacou que foi inspirado pelo Brasil ser acolhedor.  "Um país que acolhe todos os povos".

A gente percebe que o país tem muitos refugiados e resolvemos trabalhar com os continentes, fazendo esta viagem e mostrando para os alunos a importância destes continentes para nosso contexto histórico e político.

Por isso, escolhemos como tema central, uma parte do hino "Dos filhos deste solo és mãe"  gentil  "O hino  retrata nossa realidade."revela.

"Para nós professores, é gratificante poder fazer esta junção e de trabalhar com os refugiados e correlacionar com o hino nacional". Ele disse ainda que isto fortalece a pratica do lúdico, que é fundamental para potencializar a criatividade artística e intelectual".

O aluno aprende muito com o exercício do lúdico. Para o aluno é prazeroso e ao mesmo tempo agrega grandes  conhecimentos, prevê.


A coordenadora Leda Moura, disse que tem varias experiências com a temática e que tem visto durante anos, os impactos que as realizações destes eventos trazem aos alunos e os resultados positivos.


Ariele Nunes,  professora de ballet,  relatou a  importância da dança na vida de uma criança. Ressaltou que a dança ajuda muito a promover a  autoestima e  relatou casos de muitas mudanças no comportamento  da criança, que é representativo.


Márcia Pinheiro, participou da Feira Cultural e comentou sobre a importância destes eventos culturais. Ela credita que acrescenta valores, conhecimentos  culturais e desenvolvimento emocional

Juliana Dias,  que participou do encontro, destacou a relevância da participação  tanto dos alunos,  quanto dos pais e ressalta: "Sempre marco presença nos encontros, acompanhando meu  filho e afirma que o tema abordado pela equipe é de muita importância para a sociedade."
"Vejo bom desenvolvimento dos alunos independente da idade aqui no evento, estou gostando muito de participar."

Ela disse que o conhecimento sobre a cultura de outros continentes é louvável e sobre o papel que o Brasil  faz  abrigando as pessoas refugiadas. pontua.





Texto e fotos Ana Meira
Revisada por Denise Morais

1 comentários :

Miriam C Teixeira

Tenho orgulho de ter meu filho fazendo parte desta instituição.
Valorizo cada trabalho desenvolvido por essa escola.ensino de excelência. Parabens pró Vera e equipe.

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑