Os processos, se feitos corretamente, ajudam a prolongar a vida dos alimentos
Na hora de escolher as verduras, já pensamos em como conservá-las para que durem mais tempo na geladeira. Isso é possível com alguns cuidados simples. Pensando no seu bolso e nas breves economias do fim do mês, a Pilar, marca da M. Dias Branco, dá algumas dicas. Veja abaixo:
Geralmente quando compramos verduras os saquinhos estão molhados. O ideal é cortar o talo e lavá-los. O método recomendado pelo Ministério da Saúde é mergulhar a verdura em 1 litro de água com 1 colher de hipoclorito de sódio (água sanitária) e deixar durante 15 minutos em uma bacia. Em seguida, lave novamente folha por folha em água corrente, até o resíduo sair por completo.
Guarde os alimentos em um pote e coloque um papel toalha em cima. Quando armazená-los na geladeira, coloque os recipientes de cabeça para baixo, assim o papel absorve toda a umidade que restar, deixando-os bem sequinhos.
O melhor lugar para armazenar as verduras é na última gaveta da geladeira, pois esses alimentos são mais sensíveis à baixa temperatura.
Nas gavetas, conserve legumes e verduras em embalagens plásticas e afastadas do congelador para evitar que o frio queime as folhas. Salpique água e retire completamente o ar das embalagens antes de fechar.
Além disso, é importante ficar atento ao fato de que há tipos de verduras que necessitam de um armazenamento específico. As folhas de alface, por exemplo, duram mais se você forrar a gaveta da geladeira com uma toalha e armazená-las em sacos plásticos fechados.
Outra possibilidade para folhas maiores, como a couve, é guardá-las em sacos plásticos ou recipientes próprios, e em maços pequenos. O benefício dessa opção é que você consegue separar a quantidade exata que costuma usar.
Se quiser conservar as verduras em temperatura ambiente, embrulhe-as em papel molhado e opte por um local bem fresco.
É importante lembrar ainda que apesar dessas medidas preventivas, as verduras por si só já possuem um período de vida mais curto que os outros alimentos. Calcula-se que as verduras em geral durem de 3 a 5 dias na geladeira, isso se forem armazenadas e higienizadas de forma correta.
Gostou das dicas? Então aproveite para se inspirar com essas duas receitas deliciosas que levam verduras:
Couve-flor Empanada
Ingredientes:
1 maço de couve-flor
1 xícara de leite
1 xícara de farinha de trigo
1 ovo
Sal a gosto
1 pacote de Cream Cracker Pilar
Óleo
Modo de Preparo:
- Misture uma xícara de leite, uma xícara de farinha de trigo, um ovo. Tempere com sal.
- Passe uma couve-flor cozida cortada em floretes médios na mistura.
- Depois de passar por essa massa, empane a couve-flor com Cream Cracker Pilar triturado e leve para fritar em óleo bem quente.
- Sirva em seguida.
Como fazer Lasanha de Espinafre
Ingredientes:
500 g de massa de Lasanha Pilar
2 litros de leite
150 g de trigo
100 g de manteiga
Noz moscada a gosto
3 cebolas
300 g de folhas de espinafre
3 dentes de alho
100 ml de azeite
600 g de molho de tomate
Manjericão a gosto
400 g de queijo mussarela fatiado
200 g de queijo parmesão ralado
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Modo de Preparo:
Massa:
- Cozinhe a massa da lasanha em água e sal por cinco minutos. Escorra e reserve.
Molho:
- No liquidificador, processe o leite com o trigo, a manteiga, a cebola, a noz moscada ralada e metade do parmesão.
- Leve em fogo baixo mexendo sempre até encorpar o molho. Retire do fogo e reserve.
Espinafre:
- Refogue as folhas de espinafre no azeite e no alho, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e reserve.
Molho de tomate:
- Em uma panela, coloque o azeite e duas cebolas picadas, acrescente o molho de tomate e tempere-o com folhas de manjericão, sal e pimenta do reino a gosto.
Montagem:
- Disponha molho branco no refratário e o espinafre refogado.
- Coloque a massa de lasanha, molho branco com espinafre, queijo mussarela, molho de tomate, massa de lasanha, molho branco com espinafre refogado, molho de tomate, queijo mussarela, queijo parmesão ralado e as folhas de manjericão.
0 comentários :
Postar um comentário