Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Aneel mantém bandeira amarela e conta de luz continua com taxa extra em janeiro

O ano começará com cobrança de taxa adicional nas contas de luz. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou nesta 6ª feira (27.dez.2019) que manterá a bandeira amarela. O patamar representa cobrança de R$ 1,343 a cada 100 quilowatts-hora consumidos (kWh).

Segundo o órgão regulador, a bandeira amarela será mantida por conta do baixo nível de armazenamento dos principais reservatórios do sistema elétrico nacional e pela falta de chuvas.

“A previsão hidrológica para janeiro aponta para a elevação gradativa dos principais reservatórios, mas em patamares abaixo da média histórica. Essa condição intermediária repercute na capacidade de produção das hidrelétricas, ainda demandando acionamento de parte do parque termelétrico”, diz a nota.

ENTENDA AS BANDEIRAS TARIFÁRIAS 
O sistema de bandeiras tarifárias foi instituído pela agência em 2015, com objetivo de sinalizar ao consumidor o custo real da geração de energia elétrica. A Aneel define a bandeira tarifária mensalmente, com base nas condições climáticas e no nível de água nos reservatórios das usinas hidrelétricas.

As cores das modalidades –verde, amarela ou vermelha– indicam se haverá ou não acréscimo a ser repassado ao consumidor final. Para o acionamento das bandeiras, são considerados o custo de geração térmica mais cara, a expectativa de chuvas e o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas.


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑