Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 1 de dezembro de 2019

Chocolates diferenciados da agricultura familiar adoçam Feira Baiana da Agricultura Familiar

Combinações exóticas de chocolate com gengibre, licuri, umbu e jaca, produzidos por cooperativas da agricultura familiar, adoçam o paladar dos visitantes da 10ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que segue até 1º de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, em paralelo à Fenagro. 

Os chocolates com sabores marcantes e peculiares são produzidos pela Bahia Cacau, primeira fábrica da agricultura familiar do país, localizada no município de Ibicaraí, que é gerida pela Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba). A Bahia Cacau apresenta no evento chocolates em barra, em gotas e bombons. Os produtos poderão ser encontrados no Armazém Litoral Sul. 

Chocolates diferenciados da agricultura familiar adoçam Feira Baiana da Agricultura Familiar

No mesmo Armazém, o público encontra os chocolates sem lactose, aromatizantes e glúten, da Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), do município de Ilhéus, responsável pela marca Natucoa. Os chocolates da Natucoa foram premiados no Prêmio Brasil Artesanal 2019 Chocolate. 

A presidente da Coopessba, Carina Assunção, destacou que os chocolates estão com sua nova marca e uma embalagem biodegradável: “O evento é de grande valia para as cooperativas pois mostra as culturas de toda a Bahia e em especial da nossa da região do Cacau Cabruca”. 

No litoral Sul, tem também o chocolate com base agroecológica do assentamento Terra Vista. De acordo com o representante do Terra Vista, Solano de Oliveira, “a feira dá visibilidade ao chocolate produzido pelos pequenos agricultores ao extrair resultados com as vendas, aumentando a renda das famílias”.  

Já no Armazém Baixo Sul, serão comercializados os chocolates em formato de brigadeiro, recheados com maracujá, uva, geleia de cacau, limão, doce de leite, com e sem lactose, da Flor do Cacau. 

E tem ainda a linha de chocolates finos veganos, Ouro do Vale, no Armazém Jiquiriçá, apresentada pela Associação de Mulheres das Duas Barras do Fojo, do município de Mutuípe. 
Os visitantes também encontram chocolates na Chocolateria e Cafeteria, espaço instalado na feira que traz os melhores chocolates e cafés da agricultura familiar da Bahia. 

A Feira Baiana da Agricultura Familiar, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/BA), é composta por 27 armazéns da agricultura familiar, além de Praça Gastronômica, Praça Indígena, Praça Quilombola, Cozinha Show e muitas atrações musicais. 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑