Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

SDB-BA realiza Mutirão de Atendimento para prevenção do câncer de pele

Só em Salvador a estimativa é que sejam realizados cerca de 700 atendimentos no dia



No dia 7 de dezembro (sábado), das 8h às 13h, a regional baiana da Sociedade Brasileira de Dermatologia vai realizar um Mutirão de Atendimento para prevenção do câncer de pele em vários postos da Bahia. Em Salvador, o atendimento vai ser realizado no Hospital Aristides Maltez e no Hospital Geral Roberto Santos. No interior o mutirão vai ocorrer nos municípios de Alagoinhas (Policlínica Municipal de Alagoinhas), Feira de Santana (Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana), Vitória da Conquista (Centro de Saúde DST-Aids), Jequié (USB Almerinda Lomanto), Vale do São Francisco (Universidade Federal do Vale do São Francisco - Liga Acadêmica de Dermatologia e IST) e Santo Antônio de Jesus.


Pode participar qualquer pessoa que tenha interesse em comparecer a um dos postos e ser avaliado por um dermatologista, principalmente se apresentar sintomas como:

- uma pinta com mais de três cores que se modificou ou apareceu recentemente;

- um ferimento na pele que não cicatriza;

- um sinal que está inflamando ou sangrando.



Os documentos necessários para a consulta são:

- RG ou algum documento de identificação com foto;

- Cartão do SUS;

- Comprovante de residência.



Dados da doença: Na Bahia, dados da Sesab mostram que somente em 2019 foram registrados mais de 1.500 internações por câncer de pele no estado. Cerca de 180 pessoas morreram em razão da doença. A maioria, homens.

Segundo a SBD Nacional, quase 90% dos casos existentes no Brasil são de carcinomas. Apesar de terem letalidade baixa, esses tumores provocam cerca de 1.900 óbitos a cada ano em nosso País. Menos comum, o câncer melanoma é o tipo mais agressivo e, por este motivo, causa mais de 1.700 óbitos anualmente.


ELEVADOR LACERDA COR DE LARANJA: Ainda em alusão ao movimento de combate ao câncer de pele “Dezembro Laranja”, serão implantadas luzes cor de laranja no Elevador Lacerda, um dos cartões postais da cidade. O “Dezembro Laranja” nasce com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer da pele.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑