Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Confira a operação de serviços da Prefeitura para a Lavagem do Bonfim


A mobilização da Prefeitura para organização da Lavagem do Senhor do Bonfim envolve diversas secretarias. Por isso, uma operação especial passa por áreas como transporte, mobilidade, saúde e fiscalização. A lavagem acontece no próximo dia 16.

Trânsito - A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) preparou uma operação especial no trânsito nas regiões do Comércio e da Cidade Baixa. Haverá proibição de estacionamento, e alteração do sentido de fluxo de algumas vias, além da necessidade de bloqueio no trânsito.

De 0h às 22h de quinta, circulação e estacionamento de veículos estarão proibidos em ambos os sentidos da Av. Lafayette Coutinho (Contorno), em ambos os lados, no trecho compreendido entre a Rua da Gamboa de Cima e a Praça Visconde de Cayru), e na Rua da Conceição da Praia.

Também será proibido o estacionamento na Praça Visconde de Cayru, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, Av. Frederico Pontes, Largo da Calçada, Rua Padre Antônio de Sá, Largo dos Mares, Av. Fernandes da Cunha, Largo de Roma, Av. Bonfim (Dendezeiros), Rua Luiz Régis Pacheco (lado direito, a partir do cruzamento com a Rua Vinte e Seis de Dezembro, em direção final de linha do Uruguai e a partir do cruzamento com a Rua Couceiros de Abreu em direção a Mares) e Rua Boa Vista (lado direito na direção da Rua Resende Costa).

O tráfego será interditado ainda, a partir das 6h do dia 16, na Praça Visconde de Cayru, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, Avenida Jequitaia, Avenida Frederico Pontes, Largo da Calçada, Rua Padre Antônio de Sá, Largo dos Mares, Avenida Fernandes da Cunha, Largo de Roma, Av. Bonfim (Dendezeiros). A circulação nessas vias ocorrerá conforme as condições de segurança no trânsito permitam.

No bairro do Bonfim e adjacências, a proibição de circulação e do estacionamento de veículos começa na quinta-feira (16), às 8h e vai até às 4h da sexta-feira (17); na sexta e sábado (17 e 18), das 18h até às 4h do dia seguinte; e no domingo (19), das 13h às 4h da segunda-feira (20).

As vias atingidas são: Av. Dendezeiros do Bonfim (à altura da Rua Augusto Mendonça), Rua Imperatriz (à altura da Av. Dendezeiros do Bonfim), Av. Salvador (à altura da Rua Duarte da Costa), Rua Duarte da Costa (à altura da Av. Salvador), Rua Guilherme Marback (à altura da Rua Otávio Barreto), Rua Otávio Barreto (à altura da R. Guilherme Marback), Rua Visconde de Pedra Branca/Travasso de Fora (à altura da Rua Henrique Dias), Rua Desembargador Ferreira Espinheira (à altura da Rua Otávio Barreto), Ladeira do Bonfim, Praça Senhor do Bonfim, Praça Teodósio Rodrigues de Farias e Rua Plínio de Lima.

Haverá proibição da circulação e do estacionamento de veículos (inclusive carroças e bicicletas) na Praça Senhor do Bonfim, Praça Teodósio Rodrigues de Farias, Praça Euzébio de Matos, Rua Porto da Lenha, Rua Visconde de Cabo Frio, Ladeira dos Romeiros, Ladeira Porto Bonfim e na Rua Travasso do Meio, das 8h da quinta-feira às 4h da madrugada do domingo (19),

A circulação de veículos será proibida também, no domingo (19), a partir das 15h, com liberação progressiva do tráfego de veículos à passagem do cortejo, nas seguintes vias: Largo dos Mares, Av. Fernandes da Cunha, Praça Irmã Dulce, Av. Dendezeiros do Bonfim, Ladeira do Bonfim. Ainda no domingo, será proibida a circulação e estacionamento de veículos no Largo do Bonfim, das 12h às 22h.

Haverá alteração de sentido de tráfego na Av. Engenheiro Oscar Pontes, que funcionará com sentido duplo no trecho entre a Rua Estado de Israel, no Comércio, e o acesso ao Ferry Boat, a partir das 5h da quinta-feira (16). Outras vias com alteração de trânsito a partir das 6h da quinta-feira terão sentido único: a Rua Boa Vista, na direção da Rua Resende Costa; Rua Luiz Régis Pacheco, a partir do encontro com a Rua 26 de Dezembro, na direção do final de linha do Uruguai, e a partir do cruzamento com a Rua Couceiros de Abreu, na direção dos Mares.

Também funcionarão com sentido único de tráfego as seguintes vias: Rua Augusto Mendonça e Rua Polidoro Bittencourt (sentido Dendezeiros/Boa Viagem), Rua Visconde de Caravelas (a partir do Largo do Papagaio) e toda a Rua Henrique Dias (no sentido Ribeira /Largo de Roma), na quinta-feira (16), das 8h às 4h do dia seguinte, na sexta e sábado (17 e 18), das 18h às 4h do dia seguinte, e no domingo (19), das 13h às 4h do dia seguinte.

Carga e descarga - Carga e descarrega no dia do cortejo só poderá ocorrer até as 6h da manhã, sendo permitida a circulação de veículos com capacidade de até mil kg nas vias do percurso do cortejo. Entre 17 e 19 de janeiro, serão permitidas carga e descarga das 8h às 14h.

A partir das 19h da quarta-feira (15), serão instaladas 74 barreiras de trânsito fixas. No dia da lavagem, a partir das 6h, mais 24 barreiras de trânsito móveis serão instaladas no percurso, permitindo apenas a passagem de veículos autorizados e de serviços públicos.

Transporte - Para garantir a tranquilidade no deslocamento dos fiéis durante a Lavagem do Bonfim, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) irá reforçar as linhas de transporte coletivo para dar mais conforto ao público que participará da lavagem. No dia da festa, todas as linhas do sistema de transporte de Salvador estarão operando com 100% da frota de ônibus. Para garantir mais comodidade aos usuários, 19 destas linhas que atendem à região do evento vão prolongar o horário final de atendimento até às 0h.

Será disponibilizado também 36 veículos extras da frota reguladora para auxílio no retorno para casa após as comemorações. Os veículos estarão disponíveis das 13h às 22h, no Largo do Papagaio, para atender à demanda. Na Estação da Lapa, também serão disponibilizados seis veículos da frota reguladora, de 16h às 23h. Como o tráfego na região do Bonfim será interditado, as linhas que operam no local sofrem mudanças de itinerário de acordo interdições realizadas pela Transalvador.

Linhas que vão operar até meia-noite - 1515 Conjunto Pirajá I – Ribeira; 1535 Vista Alegre – Ribeira; 1662 Base Naval – Ribeira; 1638 Fazenda Coutos – Ribeira; 1608 Paripe – Ribeira; 1342 Estação Pirajá-Bonfim/Ribeira; 0201 Ribeira/Bonfim – Campo Grande; 0216 Ribeira – Lapa; 0343 Fazenda Grande do Retiro – Ribeira; 0213 Ribeira – Federação; 0221 Ribeira – Barbalho/Fazenda Garcia; 0218 Ribeira – Pituba; 0220 Ribeira – Sabino Silva; 0237 Ribeira – Rio Sena/A. Sta Terezinha; 0713 Santa Cruz –Calçada/Bonfim; 0720 Vale das Pedrinhas – Vl Rui Barbosa; 1055 Estação Mussurunga-Ribeira/São Joaquim; 1142 Cabula VI – Ribeira R2; 1145 Terminal Acesso Norte/Ribeira; 1403 Cajazeira 11 – Ribeira.

O Elevador Lacerda e os três planos inclinados de Salvador funcionarão gratuitamente, em horários diferenciados. O elevador estará em operação entre as 6h e 23h. O Plano Inclinado Liberdade-Calçada funcionará das 7h às 20h. O do Pilar operará das 7h às 18h. E o Gonçalves, das 7h às 19h.

Outra opção é solicitar o serviço de táxi, através do aplicativo Táxi Mobi, que vai operar com Bandeira 1 e até 20% de desconto. Além disso, haverá três pontos de táxis e mototáxis no Largo de Roma, próximo do Ferry Boat e também no Terminal Marítimo.

Fiscalização - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) vai realizar para coibir a ocupação de marquises, orientação a bares sobre a proibição de venda de bebidas em garrafas de vidro, além de fiscalizar a exibição de publicidade e de atividades irregulares.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) terá nas ruas durante a lavagem 50 fiscais da Diretoria de Serviços Públicos (Dsep) que vão fiscalizar os ambulantes e a autorização para trabalho (licença), Além do ordenamento e a distribuição dos mesmos durante todo o trajeto do evento. Haverá a fiscalização de produtos não permitidos pela Prefeitura, como: materiais perfurocortantes, espetos, garrafas de vidro, louças e todo material que possa causar perigo a população. As equipes irão atuar das 7h às 19h. Para essa festa, não haverá restrição de marca de bebidas.

Além disso, a Semop irá contar com 20 profissionais para o Controle e Combate à Poluição Sonora que irão realizar a medição dos decibéis dos veículos de som, mini trios, estabelecimentos comerciais, entre outros, durante todo o circuito, obedecendo os limites de volume permitidos pela Lei do Silêncio (Lei 5.354/98).

Crianças - O combate ao trabalho infantil requer atuação de diversas políticas públicas e dos órgãos de garantia de direitos. A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) estará fiscalizando o trabalho infantil intensificando a atuação na região do cortejo. Serão 21 profissionais da equipe atuando na região no dia da lavagem

Pulseirinhas de identificação para crianças serão distribuídas pela Guarda Civil Municipal e Conselho Tutelar. Para as crianças perdidas, é necessário acionar o Conselho Tutelar.

Saúde - Para garantir a assistência à saúde aos fiéis durante a Lavagem do Bonfim, na próxima quinta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde(SMS) montou um esquema especial de suporte aos soteropolitanos e turistas.

Este ano, um módulo assistencial montado ao lado da Colina Sagrada irá funcionar das 8h às 21hr. A estrutura contará com 10 leitos e uma equipe de atendimento multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Além disso, uma ambulância do SAMU 192 ficará disponível no módulo para possíveis remoções nas ocorrências que necessitarem de transferências. Durante o cortejo, duas ambulâncias (suporte básico e avançado) acompanharão os participantes.

A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de San Martin estará de prontidão durante a festa, cajo haja casos de maior complexidade.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑