Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Marcell Moraes critica ‘criminalização’ de gatos por transmissão de Esporotricose

O deputado Marcell Moraes criticou a ‘criminalização’ dos gatos como transmissores da Esporotricose, conforme veiculado na imprensa nos últimos dias. Um tipo de micose que acomete animais e humanos e que, na verdade, o fungo causador é encontrado na terra e nos vegetais e não os felinos.

“É sabido que as gestões municipais e estaduais têm ações de controle e preventiva sobre a Esporotricose, o que não se pode é associar a doença exclusivamente aos gatos. A informação atinge a todos, inclusive a pessoas com baixo nível de compreensão que podem não entender o ciclo da doença e o que o animal é vetor e não como agente direto do fungo para os humanos”, explicou Marcell.

O parlamentar defende que se criem publicações que orientem de forma educativa de como lidar com os fungos desassociando a imagem do felino. “É possível sim que a população comece a matar ou maltratar os gatos pelos ‘achismos’ que eles transmitem a doença e não posso permitir tamanha fatalidade. Eles são tão vítimas como os humanos. O fungo está na matéria orgânica, qualquer um é suscetível”.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑