Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Uesb em Jequié fomenta desenvolvimento na Cidade Sol

Cidade Sol. Assim é conhecido o município de Jequié, um dos mais importantes da Bahia. Mas, além das altas temperaturas, a cidade é lembrada por ser um dos principais polos de Ensino Superior do estado. Essa associação direta se deve, em grande parte, à presença da Uesb na cidade.

O campus surgiu da antiga Faculdade de Formação de Professores, que funcionou na década de 1970, com a oferta dos cursos de Ciências e Letras. Posteriormente, com a constituição da Autarquia, foi implantado o curso de Enfermagem. Ao longo do tempo, novos cursos da área de Saúde foram surgindo, consolidando o campus jequieense como o núcleo de Saúde da Uesb.

Atualmente, a Universidade oferece, em Jequié, oito licenciaturas, que contemplam diferentes áreas para a formação de professores. São eles: Ciências Biológicas, Educação Física, Dança, Letras, Matemática com Enfoque em Informática, Pedagogia, Química e Teatro. Os bacharelados também somam oito opções no campus: Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Química e Sistemas de Informação. Juntos, são 2.360 alunos na graduação.

Estrutura física – A Uesb de Jequié foi constituída, inicialmente, na parte central da cidade. Com o passar do tempo e com a chegada de novos cursos, foi construído o campus Professor Wilson Rocha, onde, atualmente, funciona a Clínica de Odontologia. Assim, a estrutura física funciona em sistema de multicampia na cidade.

No campus central, por sua vez, há quase 50 salas de aulas, 70 laboratórios, auditórios e um Ginásio de Esportes, no qual são disponibilizadas diversas práticas esportivas para as comunidades interna e externa durante o ano inteiro. Além disso, o campus conta com um Restaurante Universitário, que oferece café da manhã, almoço e jantar; a Biblioteca Jorge Amado, que disponibiliza centenas de livros para estudantes e servidores, bem como promove eventos culturais abertos ao público em geral; e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão para Pessoas com Deficiência (Naipd), com atendimento educacional especializado para estudantes deficientes.

Faz parte, ainda, da estrutura da Universidade a Clínica de Fisioterapia, que atende aproximadamente 200 pessoas por dia, em uma parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS). O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Práticas em Saúde (Nepp-Saúde), anexo ao Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), também presta atendimento clínico à comunidade.

Vestibular 2020 – Para o processo seletivo, a Uesb oferece 1.186 vagas. Desse total, 385 são para os cursos ofertados no campus de Jequié, sendo 236 no primeiro semestre letivo e 149 vagas no segundo. O Vestibular 2020 está com inscrições abertas, que podem ser feitas exclusivamente pela internet. Todos os detalhes podem ser acessados no site do processo seletivo e em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) pelos telefones (77) 3261-8604, em Itapetinga; (73) 3528-9695, em Jequié, e (77) 3424-8757, em Vitória da Conquista, ou pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br. O contato ainda pode ser feito pelo whatsapp (77) 98146-7537.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑