Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Carnaval dos Carnavais também na área social

Dados apontam diminuição de 22% do trabalho infantil e crescimento de 75% assistidos na folia

Diminuição do trabalho infantil. Recorde de abordagens sociais nos circuitos oficiais e nos carnavais de bairros. Ampliação de camarotes acessíveis para pessoas com deficiência e idosos. Pontos de apoio para catadores de materiais recicláveis. Dados da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) revelam que, na folia deste ano, foram atendidas 40.681 pessoas, o que representa uma ampliação de 73% de assistidos quando se compara com a festa de 2019. Ou seja, foi também o Carnaval dos Carnavais também na área social. 

O número total de abordagens sociais foi de 27.331 nos circuitos da folia e, pela primeira vez, também nos carnavais de bairro. Em 2019, foram registrados 18.229 (aumento de 54%). Em relação ao trabalho infantil, houve uma redução de 22%, com 182 casos. "Retiramos 798 crianças das ruas. Deste total, 540 retornaram ao lar e outras 258 encaminhadas para centros de convivência. Ou seja, a Prefeitura atuou como nunca para garantir os direitos sociais, principalmente daqueles que mais precisam, durante a folia", avaliou a titular da Sempre, Ana Paula Matos.  

Os camarotes acessíveis para pessoas com deficiência e idosos também foram destaque neste ano. Os três espaços (Campo Grande, Ondina e Piedade) receberam 2.183 nos dias do Carnaval este. A Sempre ampliou ainda o apoio ofertado aos catadores de material reciclável que trabalham nos circuitos da festa. Este ano, eles contaram com dois espaços que disponibilizam alimentação e local para descanso, localizados na Baixa dos Sapateiros e na Barra (Avenida Centenário).

Nos dois espaços, foram realizados 5.305 atendimentos de catadores. Foram ofertadas quatro refeições diárias: café da manhã, almoço, além de lanches da tarde e da noite. Os pontos contaram ainda com sanitários, toldos, mesas e cadeiras, onde é servida a alimentação e eles podem descansar.

"Antes mesmo da folia começar oficialmente, as equipes de ações sociais já estavam nas ruas. Durante o pré-carnaval, foram realizados um total de 34.819 atendimentos por técnicos da Sempre. De modo que este Carnaval será inesquecível não só no que se refere à folia em si, mas também no trabalho social", concluiu Ana Paula. 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑